A Quadrilha Forró de Minas, de Belo Horizonte dará início às festividades
Na Festa Junina da Ação Moradia acontece o único Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia, que tem o objetivo de valorizar a arte, cultura e a tradição junina que encanta a todos.
A abertura oficial do 13º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia, será neste sábado (03/06), pelo grupo de quadrilha convidado, Forró de Minas vinda de Belo Horizonte. O Festival contará com apresentação de quadrilhas juninas em todos os dias da festa (03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho) a partir das 18h na Praça Sérgio Pacheco (ao lado do Terminal Central) e no sábado do dia 10/06 acontecerá o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas.
A Festa Junina da Ação Moradia também conta com shows ao vivo e concurso de forró em todas as noites. Neste sábado, a dupla Rogério e João Paulo e o Trio Sucupira abrirá o palco e no domingo o Trio Pereira, já a apresentação de quadrilha ficará por conta do grupo Matutos do Sertão.
O grupo de Quadrilha Junina Forró de Minas, que vai abrir o festival, foi criado em 1999, na região Oeste de Belo Horizonte, visando o resgate das tradições juninas numa perspectiva histórica e cultural, dentro e fora do estado de Minas Gerais.
“Ser quadrilheiro é tão único que jamais será possível descrever em poucas linhas, tamanha emoção e alegria de fazer parte dessa cultura popular que leva alegria da mais nova à mais velha criança e aos quatro cantos do nosso país. Essa alegria cresce a cada vez que tenho o prazer de estar em outra cidade e ou estado desse nosso Brasil, difundindo e valorizando a cultura junina”, compartilhou o diretor e figurinista da Quadrilha Junina Forró de Minas, Mauro Henrique.
O grupo também veio ministrar o Workshop “Desmistificando Os Festivais de Quadrilhas Juninas”, que acontecerá neste sábado (03), onde o objetivo é apresentar aos quadrilheiros os desafios que um grupo de Quadrilha tem para participar de concurso de Quadrilhas Juninas a nível municipal, estadual e nacional, além de incentivar e orientar a criação de novos grupos.
“A transmissão de saber tem que ser contínua, saímos de longe para ensinar mais também aprendemos sempre, ensinar sobre o São João é contribuir para que essa cultura linda que é a quadrilha junina continue salvando vidas, pois não é só dançar, o cunho social por de trás do São João é gigantesco”, contou diretora e produtora cultural, Poliana Martins da Quadrilha Junina Forró de Minas.
Festa Junina da Ação Moradia
O Festival acontece dentro da Festa Junina da ONG Ação Moradia e todo o lucro é destinado para a manutenção das atividades (cursos profissionalizantes gratuitos e oficinas socioeducativas para 234 crianças e adolescentes), ampliação dos projetos e promoção da segurança alimentar para aqueles que frequentam o serviço de convivência da instituição, que atende a região do Grande Morumbi.