Sextas Musicais: violonista Marisa Sardo apresenta recital gratuito

0

Premiada artista nascida em Chicago interpretará obras de Fernando Sor, Emilia Giuliani, Villa-Lobos e outros, a partir das 20h; atração terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Marisa Sardo, uma das mais notáveis violonistas da atualidade, laureada em mais de 15 certames internacionais de música, traz sua arte para uma apresentação imperdível pelo projeto Sextas Musicais. Nesta sexta-feira (26), às 20h, ela apresentará um Recital de Violão no CTJ HALL, na Casa Thomas Jefferson da SEP-Sul 706/906, com entrada gratuita. O espetáculo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Nascida em Chicago (EUA), Marisa conquistou uma posição de destaque no cenário musical internacional com sua habilidade técnica excepcional e interpretação expressiva. Sua arte sensível e refinada lhe rendeu aclamação da crítica especializada e o reconhecimento de um público exigente que aprecia a excelência artística.

Com uma agenda intensa de apresentações nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, Marisa tem encantado plateias ao redor do mundo. Seu talento no violão e sua capacidade de transmitir emoção através da música querem provocar outras musicistas a mostrarem sua arte. “Eu crio uma perspectiva feminina para a música erudita para o violão com o objetivo de incentivar outras mulheres talentosas no mundo do violão a se levantarem e demonstrarem o seu som feminino no mundo da música”, afirma Marisa.

No Recital de Violão, Marisa Sardo apresentará um repertório cuidadosamente selecionado, que inclui obras de renomados compositores, como Fernando Sor (1778-1839), Emilia Giuliani (1781-1829), Leo Brouwer (1939-), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Johann Kasper Mertz (1806-1856).

Sobre a musicista
Marisa Sardo iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade e, com tenra idade, começou a participar e vencer certames musicais.

Em 2019, venceu o primeiro prêmio no Grand Prize Virtuoso International Competition e realizou apresentações em Amsterdam e Salzburg na turnê dos vencedores. Em 2021, venceu o primeiro prêmio no Twisted Spruce International Music Competition. Em 2022, foi a única violonista erudita a vencer o primeiro prêmio no New York Laureate International Music Competition.

Marisa foi laureada com o segundo prêmio no Tabula Rasa International Guitar Competition em 2023; a segunda colocação no IYMC International Classical Music Competition e a terceira colocação na University of Memphis International Classical Guitar Competition.

Marisa Sardo realizou apresentações de sucesso em inúmeros eventos musicais na Europa como solista convidada, incluindo o Mozarteum University in Salzburg, Austria, o Concertgebouw em Amsterdam, Holanda, na San Simone Church e na Accademia Chigiana concert hall em Siena, Itália, além de prestigiosas salas em Milão, também na Itália.

Em sua bem sucedida carreira internacional, também, foi selecionada como artista convidada para realizar turnês mundiais, incluindo o MSU Denver Classical Guitar Concert em 2022, o Peak Frequency Classical Music Series na University of Colorado, Colorado Springs, em 2022, o Chicago Guitar Festival, em 2022, e o Associazione Culturale Alirio Diaz Concerto di Chitarra em Costacciaro, Itália, em 2018.

Apresentou-se em óperas com performances ao vivo, incluindo Beatrice and Benedict e Le Avventure du Roi Pausole. O seu álbum de estreia foi lançado com a Frameworks Records, em 2023, o qual inclui peças de Sor, Mertz, von Sehrwald, entre outras. Além de suas apresentações, Marisa cumpre intensa agenda de trabalho como professora de violão clássico e teoria musical na Arpeggiato Music School e ocupou a posição de Associate Instructor para violão erudito na Indiana University, 2020-2022.

Marisa Sardo leciona em inglês, italiano e espanhol para estudantes internacionais. Ela concluiu pós-graduação em Performer Diploma do New England Conservatory, em 2023. Recebeu o título de Master of Music da Jacobs School of Music na Indiana University, em 2022. Graduou-se em Música na Northwestern University, em 2020, e, também, estudou na Civica Scuola di Musica em Milão, Itália, em 2018, e na Accademia Chigiana em Siena, Itália, em 2018, sendo considerada a mais jovem aluna, naquele ano, a receber o Diploma di Merito.

Dentre os mestres com os quais Marisa Sardo estudou, destacam-se Eliot Fisk, Anne Waller, Mark Maxwell, Senio Diaz, Paola Coppi, Oscar Ghiglia, Richard Matthews, Nathan Fischer, Daniel Duarte, Ernesto Bitetti e Sergio Assad. Marisa Sardo utiliza um violão de jacarandá personalizado feito sob encomenda para ela por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.

As Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos
Ao longo do ano de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Sua história se mistura com a de Brasília. Entidade sem fins lucrativos, o centro binacional foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Prestigie!

Violonista Marisa Sardo 
*Quando: 26 de maio de 2023
*Horário: 20h
*Local:   CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube  https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos
*Classificação indicativa: Livre
*Entrada Gratuita