Algar Telecom promove workshop aberto sobre ESG em 5 de maio

0

Toda empresa que busca um caminho de crescimento responsável precisa discutir e materializar ações de responsabilidade ambiental, social e de governança. O ESG, sigla que une esses três termos e aponta práticas a serem seguidas, já faz parte da história da Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar. No dia 05 de maio, das 14h30 às 16h, a companhia apresenta um workshop aberto ao público e gratuito sobre o tema, com a participação de expositores convidados e associados, como são chamados os funcionários do Grupo Algar.

Os convidados são Petterson Vale, Consultor ESG da empresa Green Domus e especialista em economia das mudanças climáticas, métodos de análise quantitativa e qualitativa e temas associados à cadeia agropecuária e regulação, e Luiza Jofily, que trabalha em projetos socioambientais com foco em sustentabilidade e economia circular, saneamento ambiental sustentável, gestão de águas e efluentes domésticos e práticas de reuso.

Em abril deste ano, a Algar Telecom anunciou que aderiu ao Science Based Targets Iniciative (SBTi). Criada pelo Pacto Global das Nações Unidas, Carbon Disclosure Project (CDP), World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF), a iniciativa é uma das mais relevantes para a mobilização global do setor privado na liderança de ações climáticas urgentes com base em fundamentos científicos. Com a adesão, a operadora se compromete em diminuir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa até 2030 nos seus processos e operações.

Alguns destaques na frente ambiental da Algar Telecom estão os investimentos na eficiência e a transição da matriz para fontes renováveis – ambas com vistas à redução do consumo e emissões de CO2. A empresa foi a primeira operadora a ter um site de telecomunicações do país com energia fotovoltaica conectada à rede elétrica. Hoje, tem três usinas fotovoltaicas próprias, UFV Bela Vista, em Bela Vista de Goiás e Capim Branco I e II, em Uberlândia.

A operadora também faz a compra de fontes renováveis por meio do mercado livre de energia e realiza a aquisição de certificados (I-REC). Em 2022, manteve 100% de consumo de energia proveniente de fontes renováveis e implementou o projeto de Fornecedores Críticos ao Meio Ambiente, no qual os fornecedores são avaliados em requisitos legais e índices de engajamento com as principais temáticas deste tema. Por nove anos consecutivos, é reconhecida pela revista Exame como a empresa do setor com as melhores práticas de sustentabilidade.

Para acompanhar o workshop, acesse o canal da Algar Telecom no YouTube.