Fritadeira elétrica é uma boa alternativa para a preparação de alimentos saudáveis

0

Nutricionista salienta a importância de optar por produtos menos calóricos para complementar o ciclo da prática saudável.

Na correria do dia a dia, a fritadeira elétrica pode ser uma boa aquisição para equilibrar os cardápios e ter uma alimentação mais saudável. É o que afirma a nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Fernanda Leister, ao pontuar que o cuidado no uso do aparelho está no tipo de alimento escolhido. A busca por produtos menos calóricos mostra-se importante para complementar o ciclo de uma prática saudável, envolvendo esse tipo de utensílio.

O nome do eletrodoméstico em inglês é “air fryer”, ou frita com o ar. “São aparelhos que estão contribuindo para a vida das pessoas. Um mecanismo faz com que o ar de dentro da fritadeira gire em alta velocidade e de maneira circular, e assim deixa o alimento pronto para consumo”, explica Fernanda.

A temperatura sobe e o ar quente frita o alimento. “A preparação nessas condições faz com que o alimento pareça que está assado, mas sem adição do óleo vegetal, o que faz dessa forma de preparo saudável”, afirma a nutricionista.

Cuidado com a gordura
Fernanda Leister, porém, faz um alerta sobre o tipo de alimento escolhido para usar na fritadeira. “Se já é um alimento com muita gordura, o aparelho não vai tirá-la e, portanto, ela não vai deixar a refeição saudável”, explica.

As batatas congeladas, prontas para fritar, são um exemplo. Elas já têm óleo na composição. “Quando você faz o preparo, dá para ver aquele óleo que fica na fritadeira. Esse tipo de alimento não é tão bom para consumo, por mais que não tenha sido adicionado óleo no aparelho”, afirma. A alternativa é o preparo caseiro. “Recomendo comprar a batata ‘in natura’, picar e acrescentar temperos naturais”, sugere. Também é possível preparar carnes, como peixe, frango, carne bovina e de porco.

“Tem diversas receitas na internet que usam a fritadeira para preparar legumes, por exemplo”, conta a nutricionista. A lista de complementos numa refeição inclui abóbora cabotiá (ou japonesa), abobrinha, tomate, brócolis e vagem. O preparo é similar ao da batata: cortar em pedaços pequenos, temperar e levar à fritadeira. “Dá até para fazer bolo”, completa.

No cotidiano, marcado por agendas corridas, é outra vantagem. “A fritadeira ajuda muito na questão da praticidade, porque é uma máquina que prepara o alimento sozinha. É só colocar o tempo para fritura e a temperatura desejada, e você pode preparar outros alimentos ou fazer outras tarefas”, comenta Fernanda.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do Grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.