Marabá, filme do autor e diretor, Valdsom Braga, em breve nos cinemas

0
Marabá, filme do autor e diretor, Valdsom Braga, em breve nos cinemas, a partir do dia 04 de abril. O longa-metragem mostra um resgate e busca cultural, no seu aspecto primordial e também recíproco. Mostra a colonização do nosso país que produziu a miscigenação da cultura afro-brasil-índia, de onde traz à tona os costumes, mitos e lendas que enriqueceram nossa memória e crenças. A miscigenação não é um fator determinante para os indígenas, que sempre buscavam conservar a sua tradição.
 
O filme proporciona um mergulho na origem da memória e das tradições, que impulsionam um olhar para o nosso mundo contemporâneo, resgatando valores adormecidos.

Sobre a sua estreia, será no dia antes do aniversário de Marabá.
As gravações se iniciaram no mês de fevereiro de 2023. Contou com o apoio e participação de indígenas da aldeia Xikrin e de alguns personagens que fazem parte do contexto histórico artístico da cidade como Mestre dos Reis. Para adquirir ingressos pelo telefone: (86) 99901 3010.

SINOPSE
O Filme Marabá, é uma aventura no meio da Amazônia contada pelo personagem o Pescador de Sonhos, através do olhar do artista visual, Valdsom Braga que trafega por diversas vertentes da arte, nesta obra traz um resgate de uma cultura centenária que norteia os mistérios da origem do nome Marabá. O filme carregado de emoção conta com maestria a história do nascedouro de uma cidade pólo do sudeste Paraense que completa 110 anos, Marabá também é nome de uma índia de pele clara que é rejeitada por sua etnia, seu nome é palavra Marabá é de origem indígena, da tribo tupi- guarani.
Sobre Valdsom Braga:
Valdsom Braga é formado em Arte Visual pela (UFPI) Universidade Federal do Piauí, nisso se especializou como arte educador, artista plástico, cineasta, desenhista, gravurista, escultor e diretor. Formado como ator pela UE Fomes Campos, se especializou na área de cenógrafo, figurinista e ator. Fez especialização em Arteterapia pela Faculdade Porto União e em Educação em Unidades Especiais pelo Sistema Prisional e Socioeducativo (FAEMA).
Atuou como Coordenador do Instituto Arte Viva. É Membro da Comissão de Enfrentamento às situações de violência escolar do estado do Piauí.
Escreveu obras como “A Verdadeira Liberdade”, “A Chave da Mente O Pescador de Sonhos”, “Deixa Deus Te Usar”, “Valdsom Braga O Pescador de Sonhos”.
Dirigiu filmes como “A Dor Que Mora Em Mim” (Primeiro filme brasileiro feito por atores em cárcere privado), ” O Pescador de Sonho”. Agora Marabá.