Aciub esclarece dúvidas sobre declaração de Imposto de Renda em evento no dia 30/03

0

Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração de Imposto de Renda referente ao ano de 2022. O processo gera dúvidas e o envio de informações ou dados incorretos pode acarretar multas. Para evitar que associados e a comunidade em geral cometam erros ao fazer a declaração, a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia promove no dia 30 de março a palestra “Imposto de Renda 2023 – Não fique intimado com o leão!”. O encontro acontece de forma gratuita, na sede da Aciub, a partir das 18h30, e os interessados em participar já podem se inscrever em aciub.com.br/inscricoes

Os valores para quem precisa declarar não mudaram em relação ao IRPF 2021e quem teve renda tributável, por exemplo salário, bônus na empresa e outros, maior que R$ 28.559,70 ao longo de 2022, precisa fazer a declaração.

Vale reforçar que neste ano a Receita Federal destaca a opção pela declaração pré-preenchida. A modalidade já havia sido disponibilizada em larga escala desde o ano passado, e por meio dela, o sistema da Receita traz automaticamente diversas informações necessárias, que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante. Dados de rendimentos pagos por empresas e outras pessoas, e as despesas de bens e direitos das declarações de anos anteriores são algumas das informações importadas.

As mudanças e alterações na hora de declarar a renda deixam muitos contribuintes em dúvida, e é por isso que a Aciub promove o evento no dia 30 de março. Na ocasião, diferentes assuntos envolvendo o IRPF serão abordados, confira quais serão as pautas do encontro:
– O que é a Declaração do IRPF;
– Qual é a obrigatoriedade e os prazos para entrega;
– Quais as multas podem ser aplicadas na entrega da declaração;
– Principais mudanças para o ano de 2023;
– Modalidades: Simplificado ou Completo?;
– Como declarar rendimentos na declaração;
– Como declarar dependentes e despesas dedutíveis;
– Declaração em conjunto ou separado?;
– Como declarar bens e direitos;
– Como apresentar dívidas e ônus reais;
– Como lançar ganho de capital;
– Pagamentos e restituição IRPF;
– O que é a malha fina e como não cair nela.

O especialista convidado para comandar o evento é Luciano Lopes Dias Filho, graduado em Ciências Contábeis e especialista em finanças, auditoria e controladoria. Além de ser consultor empresarial, Luciano também é fundador da Diascon Contabilidade e Consultoria Empresarial.

Serviço
Imposto de Renda 2023 – Não fique intimado com o leão!
Data: 30 de março
Horário: 18h30
Inscrições: gratuitas, no link aciub.com.br/inscricoes