Especialista financeira avalia se compensa pagar o IPVA à vista em Minas Gerais

0
BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL (18.07.2019) - Diretoria da Unicred. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Como o tributo só começa a ser cobrado a partir de 13 março, superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, diz que dá para planejar se vale a pena pagar à vista, com desconto de 3%, ou dividir em três parcelas

Início do ano costuma concentrar despesas regulares que mexem com o bolso e a paz financeira de muita gente. Além de despesas com viagem de férias e Carnaval, muitas delas parceladas no cartão de crédito, os boletos da matrícula escolar dos filhos, do IPTU, do IPVA, entre outros, costumam chegar nos primeiros meses do ano.

Em Minas Gerais, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começa a ser cobrado, a partir do dia 13 de março, para carros com placas de finais 1 e 2. A primeira parcela vence no mesmo dia e quem optar por pagar uma cota única terá 3% de desconto. Também é possível o pagamento em até três vezes. As datas de pagamento para os outros finais de placa em Minas Gerais são: 14/03 (placas com finais 3 e 4), 15/03 (5 e 6), 16/03 (7 e 8) e 17/03 (9 e 0). A alíquota do IPVA em Minas é de 4% sobre o valor de venda do veículo, tendo como base a Tabela Fipe.

Como ainda faltam cerca de duas semanas para começar a vencer o tributo em Minas, dá para se preparar melhor para quitar o IPVA. De uma maneira geral, qual seria a melhor opção: pagar à vista com desconto ou parcelar o pagamento? Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, uma das maiores cooperativas de crédito do país, afirma que só vale a pena pagar à vista, fazendo uso do desconto de 3%, caso o usuário tenha o recurso disponível.

Em alguns casos, é preferível até mesmo avaliar se compensa resgatar algum investimento que não tenha alto rendimento mensal para quitar o imposto à vista, aproveitando o desconto”, diz a especialista. Para quem não tem o dinheiro disponível para pagar em cota única, a escolha correta é dividir o tributo para quitá-lo sem apertar as demais despesas do dia a dia.

Sobre a Unicred
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Conta, atualmente, com quatro Centrais, 33 Cooperativas, 338 unidades de negócios e mais de 258 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte, que possui 11 singulares, 113 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.