Femec chega à 10ª edição como a principal feira de máquinas agrícolas de Minas Gerais

0
DCIM100MEDIADJI_0025.JPG

Evento será realizado de 21 a 24 de março em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Tema desse ano será AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas

A Femec 2023, feira de agronegócio realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, acontecerá de 21 a 24 de março no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia no Triângulo Mineiro, com entrada e estacionamento gratuitos. Consolidado como o principal evento no estado para exposição, comercialização e lançamentos de produtos da indústria de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas a feira recebe as principais marcas do mercado. Em sua 10ª edição, a Femec traz ainda novidades da indústria automotiva, veículos off road, tecnologias de sementes, pecuária e náutica. Os painéis temáticos discutirão assuntos como, perspectivas do mercado agropecuário e o papel da mulher nesse setor, os princípios de ESG no agronegócio, entre outros. A montagem do evento começou no final de 2022 com o plantio de lavouras-vitrines que serão apresentadas nos Campos Demonstrativos em março.

O tema central da Femec será AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. A sigla ESG, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), refere-se a boas práticas de gestão voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.

Na edição passada foram registrados números recordes. A movimentação de negócios foi superior a R$ 1 bilhão com as vendas realizadas pelos 215 expositores presentes no parque. O público visitante foi de mais de 70 mil pessoas vindas das cinco regiões do país. Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, com os resultados positivos alcançados pelas empresas participantes no ano passado, a tendência é que o número de expositores dessa vez seja ainda maior. “Acreditamos que a safra recorde que teremos aliada à redução de custos de produção em relação ao último ano resultará na retomada de investimentos no final do primeiro trimestre”, afirma. A organização da feira trabalha para oferecer melhores condições para as empresas apresentarem seus produtos e o produtor rural realizar a sua melhor compra do ano na Femec. “Estamos trabalhando para setorizar ainda mais a feira, ampliando o pavilhão do agronegócio para receber com mais conforto o setor de insumos agrícolas. Teremos também a área para máquinas da linha amarela (da construção civil), o espaço da energia solar e um agrupamento das empresas de tratores e pulverizadores”, revela Silveira.

Ponto forte do evento é a presença dos principais bancos do país e de entidades que representam o setor. Instituições financeiras públicas e privadas tradicionais na operação de crédito agrícola vêm para a Femec com estrutura e equipe que prometem rodar as operações in loco, buscando mais agilidade na liberação de recursos. O apoio e participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), da Prefeitura de Uberlândia, do SEBRAE e do Governo de Minas fortalecem ainda mais o papel da feira no cenário nacional.

Campos de Sementes e Insumos Agrícolas
Em uma área de 8,7 mil metros quadrados no parque Camaru ficam os Campos Demonstrativos da Femec. No local serão apresentadas novas tecnologias aplicadas a sementes e defensivos para que o produtor possa verificar pessoalmente o desenvolvimento de diferentes materiais genéticos. A participação de 13 empresas no projeto possibilitará ao agricultor fazer comparações e escolher o produto mais adequado para sua propriedade. O plantio das áreas começou em dezembro do ano passado. Variedades de soja, híbridos de milho, algodão, sorgo gigante, girassol e cana-de-açúcar encontram-se em estágio avançado de desenvolvimento no local.

Pavilhão do Agronegócio
Sucesso absoluto entre expositores e visitantes na última edição, o Pavilhão do Agronegócio volta para a Femec como um espaço ideal para negócios, onde empresas especializadas em defensivos químicos e insumos agrícolas serão alocadas em estrutura coberta e climatizada, com hall para networking, praça de alimentação e auditório.

O local abrigará a abertura da Femec, o 3º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, painéis temáticos e os estandes das instituições FAEMG, Prefeitura de Uberlândia com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e Sebrae Minas.

Painéis Temáticos
As palestras e painéis temáticos da Femec 2023 abordarão o tema central da feira que é AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. Na programação teremos o 3º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, um painel sobre sustentabilidade e apresentações sobre perspectivas de mercado.

Espaço da Pecuária
Ambiente exclusivo para os pecuaristas, o Espaço da Pecuária conta com ampla área destinada a discussões em torno da bovinocultura de corte e de leite. Com destaque para as raças Gir Leiteiro, Girolando, Nelore e Senepol o objetivo do ambiente é reunir no mesmo espaço criadores e empresas envolvidas na atividade para a troca de informações, palestras e fechamento de negócios.

Arena Automotiva
O espaço reservado para a indústria automotiva fica no centro do parque de exposições e visa organizar a circulação de visitantes que podem encontrar diferentes empresas do mesmo segmento em local único.  A Arena este ano receberá marcas de automóveis de passeio e veículos utilitários como picapes, furgões, caminhões e carretas.

FEMEC 2023
A Femec – Feira do Agronegócio Mineiro – está em sua 10ª edição e traz como tema central o conceito AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. A feira será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 21 a 24 de março, para exposição e venda de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, veículos de carga, de passeio e off Road, náutica e bovinos de corte e de leite. O horário de visitação será das 8h às 20 horas com entrada franca. Será exigido credenciamento para acesso ao local. Saiba mais em http://www.femec.com.br/