Grupontapé leva teatro gratuito à população de Uberlândia-MG

0

A temporada começou em novembro e segue até o dia 18 de dezembro deste ano.

O Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG, começou no dia 27 de novembro, uma série de apresentações de forma gratuita para a população da cidade. Os eventos fazem parte do projeto Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, que teve início em 2020.

Nesta última fase do projeto foram várias escolas públicas visitadas para apresentação do conto “O pai dos pássaros do livro Mitos Dos índios Kayapó de Horace Banner”.  Esse conto faz parte do projeto de pesquisa cênica “Canto um Conto”, no qual o grupo une a narrativa e ação dramática com o intuito de contar histórias para o público de todas as idades. Tem como foco uma conexão com as raízes brasileiras, inspirando-se em mitos e histórias dos povos nativos do nosso país.

E para o encerramento deste projeto, que termina no final deste ano, Balaio Popular, tradicional espetáculo do Grupontapé, será apresentado no próximo domingo, dia 18/12, na Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, às 17 horas.

Balaio Popular mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e para a realização desta série de ações, em Uberlândia, o grupo contou com o patrocínio do Grupo Maqnelson.

Segundo uma das diretoras do Grupontapé, Kátia Bizinotto, as atividades do projeto foram adaptadas no início de execução. “Nós o inauguramos em plena pandemia de Covid-19, quando as apresentações presenciais foram suspensas devido à doença. Então, nós adequamos o projeto para apresentações virtuais, por meio do canal do Grupontapé no YouTube”, conta.

Na primeira etapa, o projeto contemplou três espetáculos em repertório e quatro contos da atual pesquisa do Grupo. Além disso, foram realizadas seis atividades formativas, por meio de lives (oficinas, palestras, compartilhamento, bate-papo e workshop).  “Após a pandemia, pedimos a ampliação do projeto para realizar mais atividades, sendo quatro oficinas e oito apresentações presenciais do espetáculo Balaio Popular em vários bairros de Uberlândia”, explica Kátia Bizinotto.

A parceria com o Grupo Maqnelson
Segundo Kátia Bizinotto, a parceria com o Grupo Maqnelson foi um feliz encontro por se tratar de uma empresa que preza pelos valores humanos e sociais, e que tem uma política consistente de incentivo à cultura e a diversos outros programas, com o objetivo de promover impactos positivos na sociedade. “Desde que iniciamos a parceria, o Grupontapé tem realizado algumas ações na Sociedade Eunice Weaver no Bairro Lagoinha, ONG assistida pelo Instituto Nelson Merola, do Grupo Maqnelson, somando esforços na sua missão de transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio do conhecimento, do desenvolvimento humano e respeito ao meio ambiente”.

O espetáculo Balaio Popular
Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Serviço:
O quê: Projeto Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares – apresentação do espetáculo Balaio Popular
Quando: domingo (18/12/2022)
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida – Bairro Aparecida
Horário: 17h

Escolas visitadas
Dia 29/11/2022
Escola Estadual Teotônio Vilela
Rua da Secretária, 384 – Planalto
Horário: 14h

Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho
Rua Joaquim Roberto Souza, 508 – Tocantins
Horário: 16h

Dia 30/11/2022
Escola Estadual Novo Horizonte – Educação Especial
Rua Ipanema, 396 – Patrimônio
Horário: 14h

Dia 02/12/2022
Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira
Rua do Garçom, 101 – Jardim das Palmeiras
Horário: 14h

Dia 06/12/2022
Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto
Rua do Serviço, 136 – Bairro Segismundo Pereira
Horário: 14h

Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues
Rua da Unidade, 80 – Res. Integração – Dom Almir
Horário: 16h

11/12/2022
Local: Sociedade Eunice Weaver de Uberlândia
Rua Quintino Bocaiuva, 2970 – Lagoinha
Horário: 10h

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida – Bairro Aparecida
Horário: 17h

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida – Bairro Aparecida
Horário: 17h