Projeto cultural que promove difusão de acervo artístico na internet será lançado no MUnA

0

Lançamento do projeto “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo” acontece na sexta-feira (16/12); evento contará com exibição de videodepoimentos e roda de conversa com artistas cujas obras compõem o acervo do museu.

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) realizará o lançamento do projeto “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo” na sexta-feira, 16 de dezembro, às 18 horas, no seu auditório principal. O evento, gratuito e aberto à comunidade, contará com a exibição de videodepoimentos de artistas selecionados e uma roda de conversa com os artistas Lucimar Bello e Rodrigo Freitas.

O projeto é uma continuidade do “MUnA On-line: Do museu para o mundo”, ambos idealizados e coordenados pela artista e  professora do curso de Artes Visuais da UFU, Tatiana Sampaio Ferraz, e contemplados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), em 2020 e 2021. As duas edições do projeto tiveram a difusão do acervo artístico do museu na internet como objetivo principal.

A primeira edição foi responsável pela disponibilização do acervo artístico do museu no ambiente digital, por meio da criação do Portal Acervo MUnA e da catalogação e registro fotográfico das obras; a criação da série de vídeos “Depoimentos”, que traz olhares sobre as obras do acervo a partir de relatos de professores do curso de Artes Visuais da UFU; e a confecção da coleção de materiais didáticos “Olhando para a obra”, voltada para professores do Ensino Fundamental.

Já a segunda edição do projeto “MUnA On-line” deu seguimento ao registro fotográfico das obras do acervo, catalogadas e disponíveis no Portal Acervo MUnA; produziu novos vídeos da série “Depoimentos”, com relatos dos artistas sobre as próprias obras; e ampliou a coleção “Olhando para a obra”. Nesta edição, o projeto focaliza as produções de artistas com atuação no circuito local e regional, sendo eles: Adélia Lima, Beatriz Rauscher, João Virmondes, Hélio Siqueira, Hélvio Lima, Lucimar Bello e Rodrigo Freitas.

“Enquanto a primeira edição selecionou obras que representam a diversidade de obras e a contribuição de diversas gerações de artistas consolidados ao acervo do MUnA, a segunda edição focalizou no circuito artístico de Uberlândia e região do Triângulo Mineiro, dando visibilidade a artistas que atuam fora dos grandes centros culturais”, explica Ferraz. “O conjunto de sete artistas e sete obras oferece um passeio atento a diferentes linguagens e poéticas e reúne representantes que contribuem ou contribuíram com o circuito artístico local e regional”.

Além de Ferraz, a equipe do projeto é formada por alunos egressos dos cursos de Artes Visuais e Jornalismo da UFU e colaboradores externos, sendo eles: Suzana Adamy (produção executiva), Laís Martins (pesquisa e textos), Jéssica Borges (design gráfico), Bruno Favaretto (programação do site), Roberto Chacur (registro fotográfico das obras), Marco Paraná (roteiro, captação e edição de vídeos), Carina Aguiar (arte e vinheta) e Beatriz Ortiz (assessoria de imprensa).

Sobre o MUnA
O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), fundado em 1975, é um órgão complementar do Instituto de Artes (IARTE) e integrante do Sistema de Museus (SIMU) da UFU. Tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de seu acervo; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda.

O acervo do MUnA reúne mais de 750 itens, advindos de aquisições da própria universidade e doações de artistas e instituições. Ele conta com obras de importantes artistas regionais e nacionais, como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinski, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme, cumprindo a sua missão de fomentar a reflexão e a produção de artes visuais em Uberlândia e fora dela.