Projeto Irmão Noel proporciona a troca de vivências entre alunos de escolas públicas e particular

0

A partir do dia 6 de dezembro, o Sistema Gabarito de Ensino e a Associação dos Oficiais da Reserva do Exército do Triângulo – AORE-TRI colocarão em prática a segunda edição do projeto “Irmão Noel”, em que um aluno da escola pública escreve uma carta, contando um pouco da sua história (família, escola), e esta cartinha será adotada por um aluno do Colégio Gabarito. Serão contempladas aproximadamente 700 crianças das escolas públicas da zona rural, sendo 4 em Uberlândia, 1 em Araxá e outra em Uberaba.

As escolas municipais contempladas serão Francisco Primo de Melo, em Araxá, no dia 6 de dezembro, Maria Carolina Mendes, em Uberaba, no dia 7, Sobradinho, Antônio Martins, Olhos D’água e Emílio Ribas, em Uberlândia, nos dias 8, 9 e 14 do mês corrente. O Secretário-Executivo da AORE-TRI, Tenente Wilson Silva é o coordenador da campanha: “Faço a ponte entre as escolas públicas e o Gabarito, e cuido dos detalhes dos eventos como alimentação, cerimônias, homenagem às escolas, apoio do Exército com viatura para a chegada do Papai Noel, e das Forças Auxiliares (PRF, PF, Polícia Civil e Militar)”, explica. Em cada escola estão prevista a cerimônia cívica, lanche e chegada do Papai Noel com a distribuição dos presentes, quando é chamado o aluno da escola pública e seu Irmão Noel correspondente do Gabarito para fazer a entrega junto com o personagem.

Conforme explica o professor Júlio Abdalla, idealizador e mantenedor do Colégio Gabarito, a escola tem como pilar pedagógico, a formação de um aluno cidadão, consciente do seu lugar no mundo e da sua capacidade de transformação da sociedade. “O projeto Irmão Noel, que já se tornou tradição, traz a oportunidade de consolidarmos esse pilar, oferecendo aos nossos estudantes a oportunidade de conhecerem e vivenciarem a realidade de outras crianças e jovens que estão imersos em outros espaços e realidades. Essa troca provoca diferentes reflexões que são de suma importância para a formação de crianças empáticas, protagonistas na sociedade e que entendem, a partir destas ações, a importância da solidariedade e da empatia. Mas, muito além disso, percebemos que a cada ano, nossos estudantes saem desses encontros transformados e prontos para ter uma visão de mundo ampliada e com pensamentos que refletem diretamente nas escolhas de suas futuras carreiras e sobre o papel que deseja desempenhar no mundo”, diz Abdalla.

Para o Tenente Wilson, a importância dessa ação, primeiramente é poder mostrar para o aluno do Colégio Gabarito uma realidade que ele não conhece e por não conhecer muito das vezes não consegue valorizar o que tem. “Com certeza será uma experiência que levará para toda vida, adquirindo conhecimento para fazer as transformações necessárias na fase adulta. Ainda desenvolvendo o espírito de solidariedade e fraternidade. Em segundo lugar é podermos levar um pouco de alegria e esperança para as crianças menos favorecidas. Temos também uma interação muito amigável entre as forças de segurança e alunos, levando uma imagem diferente que a sociedade tem das polícias, completa.

Datas e horários dos eventos em Uberlândia:
08/12 (7h)
-E.M Sobradinho: Fazenda Sobradinho, Zona Rural 38410-635 Uberlândia, MG

08/12 (12h)
– E.M Antônio Martins: LUZIA ALVES BORGES, 0 S/N – S/N – S/N. ZONA RURAL. 38439-800 Uberlândia – MG.(Distrito de MARTINÉSIA)

12/12 (7h)
– E.M Olhos D’Água: Rodovia BR 365 Km 14 Fazenda Olhos D’Água, MG, 38400-000

14/12 (7h)
– E.M Emílio Ribas: Rodovia BR 050 Km 93 Fazenda Floresta do Lobo, Uberlândia – MG, 38400-000