Dedo de Verso estimula crianças e jovens a expressar visões de mundo através da voz

0

Na quarta edição, projeto atende mais de 100 crianças e adolescentes de Uberlândia.

Idealizado e proposto pelo músico e escritor Enzo Banzo, o projeto Dedo de Verso trabalha com a literatura para além do texto escrito, compreendendo o uso da palavra pela voz, na fala e no canto, e possibilitando assim que o participante possa se projetar como sujeito de uma expressão artística e visão de mundo.

Em 2022, o projeto está oferecendo oficinas gratuitas a mais de 100 crianças e adolescentes das instituições parceiras Lar Espírita Maria Lobato de Freitas (bairro Laranjeiras), ABC do Glória (bairro São Jorge) e Comunidade Casa Tubalina (bairro Tubalina).

“O diferencial das oficinas, em relação ao ensino de Literatura na educação formal, é que são voltadas para a criação literária em poesia e narrativa, e não somente para o estudo das obras da historiografia literária. Trata-se de um processo de estímulo na perspectiva da Literatura como linguagem artística universal que pode ser exercida por todos. Além disso, o projeto aborda a performance literária na fala e no canto, na qual o poema ganha voz e vida, apontando para a transversalidade artística e promovendo diálogos com as linguagens teatral e musical”, explica Enzo Banzo.

Ao longo do processo de formação, os alunos estão participando, também, de workshops com escritores e arte-educadores da área, enriquecendo o processo de formação e aprofundando temas e técnicas.

E como resultado, serão realizados no mês de novembro dois saraus com poesias, canções e narrativas criadas ao longo do projeto. “Os saraus acontecerão em espaços culturais centrais e periféricos, o que possibilitará também aos alunos o contato com espaços distantes de sua realidade cotidiana”, completa Banzo.

O impacto na vida dos participantes
Estênio Eduardo, de 16 anos, é um dos participantes da quarta edição do projeto Dedo de Verso.

Ele conta que adora teatro e sonha em estar nos palcos, como ator ou dançarino. E que quando soube que o projeto aconteceria no Lar Maria Lobato, próxima da sua casa no bairro Laranjeiras, não teve dúvidas e quis se inscrever. “Eu adoro participar do projeto, por causa das brincadeiras, da arte e da música. Acho que é uma oportunidade que estou tendo de desenvolver meu lado artístico”, disse.

José Henrique, de 14 anos, conta que gosta de aprender coisas novas e participando do projeto está sempre aprendendo e socializando com outras crianças e adolescentes. “É muito bom, os professores são muito legais e fazer as coisas juntos é muito bom”, comentou.

História do projeto
Na sua 1ª edição, em 2017, Dedo de Verso ofereceu oficinas que se concluíram em apresentações em formato de sarau.

Na 2ª edição, em 2020, produziu, de forma online durante a pandemia, os conteúdos de seu primeiro álbum, disponível gratuitamente nas plataformas digitais de streaming, e lançado em 2021.

Na 3ª edição, em 2021, os participantes do projeto produziram canções de forma online, que serão lançadas no novo álbum. As gravações estão em fase de finalização, e contam com participações do Grupo EMCANTAR, Luiz Salgado, Kainã Bragiola, além do próprio Enzo Banzo.

Na 4ª edição, em 2022, o projeto retomou o formato presencial de oficinas e como resultado vai realizar dois saraus em novembro de 2022, e gravar seis canções em estúdio, para publicá-las no ambiente digital em 2023.

O projeto Dedo de Verso – em sua 4ª edição – é realizado pelo músico e compositor Enzo Banzo em parceria com Programa Transforma e patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas, CA 2018.13605.0138.

Confira o cronograma de oficinas:
Segundas: Comunidade Casa Tubalina, 13:00 às 14:30h e 14:30 às 16:00h
Terças: Lar Maria Lobato – 9:00 às 10:30h e 13:30 às 15:00h
Quintas: ABC do Glória – 9:00 às 11:00 e 13:00 às 15:00h
*Neste mês, haverá workshops de letras de canção nos dias 03, 04, 06, 17, 18, 20 e 31/10/22.

Conheça o Dedo de Verso
https://www.youtube.com/watch?v=VRP4aLO4UTQ

Playlist Completa do Álbum Dedo de Verso (2021)
https://www.youtube.com/watch?v=wS9h86xjnrM&list=PLvG3R_HznKejb_JF7dDc00a0mFHIY7VVk

Sarau Dedo de Verso (2017)
https://www.youtube.com/watch?v=iUIUaiK8POg

Instagram
@dedodeverso

Sobre o Instituto Algar
Há duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado.  Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar. Há 20 anos conectando pessoas às oportunidades.