Obesidade canina: alimentação balanceada e atividades físicas são essenciais para a perda do excesso de peso

0

Médico veterinário dá dicas sobre cuidados, prevenção e tratamento da doença que pode desencadear uma série de problemas de saúde nos pets e impactar sua longevidade.

Considerada uma das principais doenças que acometem os cães sedentários, a obesidade é uma condição séria que merece atenção dos tutores. Caracterizada pelo excesso de peso, a obesidade apresenta, ainda, outros sinais como o cansaço fácil ao tentar andar ou correr, dificuldade para se levantar e se locomover, dificuldade respiratória e outros agravantes que podem aparecer com o decorrer do tempo, como a diabetes, a dor nas articulações e problemas do trato cardíaco.

De acordo com Aldo Macellaro Jr., médico veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, algumas medidas simples como o controle da alimentação e a prática de exercícios físicos podem ajudar a prevenir e contornar os quadros de obesidade nos cães. “Alguns tutores optam por alimentar seus pets com ração, outros com alimentação caseira e natural, mas em todos os casos, é preciso administrar a quantidade ideal diária, de acordo com o porte, a idade e as necessidades específicas de cada animal. Deixar água à disposição também ajuda a controlar a sensação de fome. É preciso evitar os petiscos em excesso e não ceder aos pedidos de comida durante as refeições dos tutores também”, explica.

Quanto à prática de exercícios, Macellaro Jr. pontua que todas são válidas, desde as caminhadas até outras mais intensas como a natação e o agility. “O importante é manter uma frequência diária ou de pelo menos três vezes na semana para que o pet esteja sempre ativo. Vale pontuar que cada animal tem um ritmo e talvez se adeque a alguma atividade específica. Cães obesos podem sentir dores, então, é preciso dosar a intensidade dos exercícios e o tempo de prática. Evitar horários em que o sol é mais quente, assim como a realização das atividades logo após as refeições são medidas básicas para garantir a saúde e o bem-estar dos animais”, pontua.

Aos que buscam um lugar diferenciado ao ar livre para a prática dessas atividades, o Clube de Cãompo oferece uma estrutura completa como um verdadeiro resort para cães de todos os portes, raças e tamanhos. Com opções de Day Care e hospedagens, o espaço de 60 mil m², localizado em Itu, a apenas 80 km de São Paulo, destaca-se por suas propostas de lazer: programação recreativa personalizada com atividades como socialização, agility, natação e outras brincadeiras dinâmicas que aprimoram o condicionamento físico, fortalecem músculos e ossos.

Entre as diversas opções de suítes, o hotel reserva uma área vip, com chalés de 30m², como se fossem uma verdadeira casa com quintal privativo, totalmente protegidos do frio e com câmera para monitoramento online por parte dos donos. A hospedagem ainda inclui banho, momentos de passeio e lazer em uma ampla área gramada e arborizada. O espaço conta também com o serviço de transporte porta a porta, em veículos climatizados, para a comodidade e segurança dos hóspedes.

O Clube de Cãompo fica na Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), Km 95 – Itu/SP. Mais informações pelo telefone/ WhatsApp (11) 99968 4729 ou no site.