Projeto social incentiva produção audiovisual entre jovens de Uberlândia

0

Parceria com instituições expande acesso da população à oportunidade. Nos dias 16 e 18 de agosto acontecem workshops de cenografia.

Estação Vida no bairro Shopping Park e Lar Espírita Maria Lobato no Laranjeiras são as instituições que estão recebendo neste ano as oficinas do CineOLHAR, um projeto sociocultural que se consolidou em Uberlândia e segue expandindo sua atuação na cidade. Desde o início, que foi em 2017, cerca de 1 mil crianças e adolescentes já passaram pelo projeto de vivência com a linguagem técnica e artística do audiovisual.

“Nós realizamos oficinas regulares sobre temas e técnicas da produção audiovisual com os alunos que participam também de workshops com profissionais da área. Como resultado, produzimos vídeos que são publicados no canal do projeto no YouTube, e exibidos em mostras abertas à comunidade. A linguagem abordada no projeto versa sobre os principais gêneros de audiovisual (ficção, documentário, videoclipe e animação). De forma teórica, técnica e vivencial os participantes são imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem/edição, e com isso aprendem a retratar o cotidiano e a comunidade na qual estão inseridos, com um novo olhar”, explica a cineasta Aline Miguel, responsável pelo CineOLHAR.

Ao longo do ano, além das oficinas semanais com a própria coordenadora do projeto, Aline Miguel e a arte-educadora e fotógrafa, Ariane Fernandes, os alunos já tiveram workshops sobre Cinema com Guilherme Lopes e Documentário com Cristiano Barbosa.

Nos próximos dias 16 e 18 de agosto, acontecem workshops de cenografia com Rafael Michalichem, que é ator, arte-educador e diretor de teatro formado em Artes Cênicas com experiência em produções cênicas e audiovisuais. “Os workshops são oportunidades para aprimorar o olhar, a percepção e a sensibilidade para a criação de roteiros e vídeos, além de ser também um ótimo momento para conhecer de perto as habilidades de cada participante do projeto”, afirma Aline Miguel.

Conheça algumas produções audiovisuais feitas pelas crianças e adolescentes do projeto:
*Camisa Cinza – Videoclipe (2021): https://www.youtube.com/watch?v=5t83d0HCVQk
*Sinto muito: https://www.youtube.com/watch?v=Ug19Q1hEek0
*Videocast Episódio 1: https://www.youtube.com/watch?v=6wA278cLuWg
*Quarentenados (2021): https://www.youtube.com/watch?v=Ldt0SBkCChU

Mais sobre o CineOLHAR: @cineolhar
O projeto é realizado pela cineasta Aline Miguel em parceria com Programa Transforma, Lar Espírita Maria Lobato e Estação Vida, patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 191848).

Sobre o Instituto Algar
0Há duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado.  Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar. Há 20 anos conectando pessoas às oportunidades.