Exames de imagem e sua importância no diagnóstico de AVC

0

O número de mortes de brasileiros por AVC vem aumentando proporcionalmente no país em relação ao total de óbitos por essa causa desde 2019

O diagnóstico por imagem vem crescendo muito nos últimos anos, sempre com aparelhos cada vez mais modernos, precisos e com alta definição sendo um grande aliado para visualização de estruturas internas do corpo.

De forma não invasiva e segura, os exames de imagem permitem muitos diagnósticos de doenças importantes e auxiliam no tratamento de diversas condições. Por isso, quando falamos em AVC (Acidente Vascular Cerebral), o exame de imagem pode ser uma peça importante para o diagnóstico e indicação do melhor tratamento. De acordo com a ABNEURO (Academia Brasileira de Neurologia), o número de mortes, em decorrência do AVC, de brasileiros vem aumentando proporcionalmente no país em relação ao total de óbitos por essa causa desde 2019. O total de óbitos por acidente vascular cerebral no Brasil foi de 101.965, em 2019; 102.812, em 2020; e 84.426, de janeiro a 27 de outubro de 2021.

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, causando uma paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É a principal causa de incapacidade de adultos e um dos males que mais matam ou deixam sequelas no mundo. De acordo com o Dr. Raphael Tomé, médico radiologista pelo Mater Dei CDI, quanto mais rápido o diagnóstico e tratamento correto, maiores são as chances de recuperação completa.

O primeiro exame a ser solicitado para identificação do AVC é a tomografia computadorizada da região do crânio. “A tomografia é capaz de identificar nas primeiras horas a lesão que causou o AVC. A imagem também auxilia a avaliar complicações potencialmente fatais, como formação de coágulos”, ressalta o médico radiologista.

Além disso, a ressonância magnética também é um exame muito solicitado para constatar as lesões. O campo magnético da máquina é capaz de enviar imagens dos vasos sanguíneos da região craniana e cerebral. “Com isso, conseguimos avaliar não apenas o tamanho da área afetada, mas também o local exato do AVC. A ressonância é um exame complementar à tomografia e solicitada após um período maior do acidente”, finaliza Raphael Tomé.

Os principais sinais de alerta do AVC são:
· Fraqueza ou formigamento na face, braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
· Confusão mental;
· Alteração da fala;
· Alteração da visão;
· Alteração do equilíbrio ou coordenação;
· Dor de cabeça súbita.

Ao suspeitar de qualquer sintoma é fundamental ligar para o SAMU (192), Bombeiros (193) ou levar imediatamente para um hospital para avaliação.

O Mater Dei CDI possui um centro especializado, com estrutura completa e uma equipe preparada para te atender. Nós estamos localizados na Av. Belo Horizonte, 937, no bairro Martins, no Mater Dei Santa Genoveva.