O cuidado com a saúde dos olhos deve ser sempre lembrado

0

Cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio da visão e 60% desse número apresentam problemas graves.

Julho é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Saúde Ocular (10/07). A data foi criada para reforçar a importância do cuidado com a saúde dos olhos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Desse número, 60% dos casos apresentam cegueira ou distúrbio visual mais grave. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

Os especialistas alertam sobre a sensibilidade dos olhos, que estão sempre em contato natural físico ou químico, como o toque das mãos e resíduos de cosméticos, água, etc..

O oftalmologista do Sistema Hapvida, Erlon Pinheiro, explica que, a consciência do paciente em procurar, periodicamente, o médico para realizar exames oftalmológicos de rotina, é fundamental para evitar danos maiores à visão. “Com o acompanhamento adequado, conseguimos diagnosticar doenças e intervir com tratamentos que podem evitar que o paciente perca a visão”, reitera.

Dentre as doenças mais comuns, Pinheiro elenca as conjuntivites infecciosas; ceratocone e glaucoma, que não são diagnosticados no início e catarata. “Além disso, os pacientes que são diabéticos e hipertensos, que apresentam doença ocular grave”, acrescenta.

O médico do Sistema Hapvida reforça que, o mais importante para manter a saúde ocular é a prevenção. “Que todos tenham a consciência de que é necessário manter as consultas de rotina para que nós especialistas possamos recomendar os exames necessários para detectar as doenças oculares”.