Tupaciguara-MG foi escolhida para o lançamento de projeto educacional do Sicoob Creditril

0

A cooperativa financeira, em parceria com a prefeitura da cidade, vai implementar o Cooperjovem e o projeto de Educação Financeira nas escolas municipais.

O prefeito de Tupaciguara-MG, Francisco Lourenço Borges Neto, e a secretária de educação do município, Quênia Lourenço Cardoso, receberam, no dia 29 de junho, na prefeitura, o diretor administrativo do Sicoob Creditril, Roldão Alves, o superintendente de negócios, Jerry Adriane, a responsável pelo setor de produtos, Denise Vilela, a gerente da agência de Tupaciguara, Tatiana Machado, e a assessora de comunicação, Érica Magalhães. A visita dos representantes da cooperativa financeira, que atua há 28 anos na cidade, foi para anunciar que Tupaciguara foi escolhida para ser o primeiro município a colocar em prática dois projetos educacionais da Cooperativa com foco no ensino cooperativista e financeiro.

A notícia foi recebida com muito entusiasmo pelo prefeito, que abriu as portas das escolas municipais para a implementação das atividades. “Tudo que vem para somar a educação municipal é muito bem-vindo. Os projetos têm grande relevância, com temas importantes, que precisam ser disseminados aos nossos alunos. Vocês têm todo o nosso apoio”, disse Neto.

Os projetos

Um dos projetos é o Cooperjovem, um programa alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a: educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental.

O Cooperjovem é desenvolvido em todo o país e envolve o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, cooperativas, secretarias de educação, diretorias de ensino, parceiros comprometidos com a transformação social e em especial as escolas e cooperativas educacionais.

“O desenvolvimento do Programa Cooperjovem traz consigo o protagonismo de educadores e educandos, valorizando o que cada um deles tem de melhor, fazendo com que toda a escola conheça mais e melhor sobre o cooperativismo”, informa a assessora de comunicação do Sicoob Creditril, Érica Magalhães, responsável pelos projetos da cooperativa.

Já o segundo projeto, que será implementado em Tupaciguara, é o “Educação Financeira do Sicoob Creditril”, que contempla a distribuição de uma cartilha com informações voltadas para educação financeira e a realização de palestras sobre o tema, reforçando ainda mais a importância da educação financeira como base na formação dos alunos.

“Nós estamos muito felizes e empolgados com esses projetos. Receber o apoio da prefeitura de Tupaciguara foi fundamental para darmos o início a essas ações, que serão de muita importância para a comunidade”, comenta o diretor administrativo, Roldão Alves.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Creditril, Charles Drake Guimarães Gonçalves, a escolha de Tupaciguara como a primeira cidade para receber as atividades, deu-se pela grande parceria que o município tem com a cooperativa. “O Sicoob Creditril procura sempre estar presente nas atividades de Tupaciguara e a receptividade da população é ímpar. A cidade sempre manteve as portas abertas para a nossa cooperativa. Por isso, investir nessa comunidade é uma missão que temos. Agradecemos à administração municipal pela oportunidade e temos certeza de que colheremos ótimos frutos”, destaca.

Segundo a secretária de educação, Quênia Lourenço, a intenção é que as atividades comecem no segundo semestre deste ano, após o retorno das aulas. “Estamos muito felizes com mais essa parceria que vem enriquecer o currículo escolar dos nossos alunos. A cidade de Tupaciguara tem muito a ganhar com essa parceria. Agradecemos ao Sicoob Creditril por nos escolher. Vai ser um grande sucesso”.