segunda-feira, abril 29, 2024
InícioComportamentoPsicóloga exp...

Psicóloga explica as 5 linguagens do amor

Saiba como uma relação amorosa afeta diretamente no bem-estar do casal 

Está chegando a data mais romântica do ano (pelo menos para os casais apaixonados): 12 de junho, Dia dos Namorados. Um momento especial para os casais, regado a jantares apaixonados e trocas de presentes, recordações e declarações. 

Comemorado no resto do mundo em 14 de fevereiro (o “Valentine’s Day”, ou Dia de São Valentim), a celebração se popularizou no Brasil a partir da década de 1950. Inspirado pelo Dia das Mães, comemorado em maio, um publicitário criou uma campanha pensada para melhorar as vendas do comércio durante o mês de junho. Deu certo e a data é celebrada até hoje. 

Além do coração dos amantes, o Dia dos Namorados também aquece o comércio: segundo levantamento de uma plataforma de comércio eletrônico, os casais devem gastar, em média, R$ 221 reais em presentes este ano, com destaque para compras de calçados, acessórios, roupas e perfumes. Já uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 92 milhões de apaixonados devem ir às compras, movimentando R$ 18 bilhões de reais na economia brasileira. 

Mas você sabia que dar presentes não é a única forma de demonstrar o sentimento pela pessoa amada? A coordenadora dos estágios em Psicologia da Faculdade Pitágoras, Elaine Franciny, diz que existem cinco formas de demonstrar o amor. É claro que essas formas não são uma verdade absoluta, visto que as relações humanas são cheias de nuances e cada indivíduo tem suas particularidades. Gary Chapman, um famoso escritor americano, citou tais formas de amor em sua obra “As Cinco Linguagens do Amor”, livro publicado em 1992. 

“Relacionamento é uma construção diária, que aos poucos o próprio casal vai criando sua identidade e conexão, tais pontos abordados dentro da linguagem do amor podem ser utilizados como uma forma de manifestação de afeto, mas não são balizadores de uma relação saudável. Para tal, o casal deve entender que cada um é exclusivamente responsável pela sua felicidade e que juntos podem compartilhar esse bem-estar”. Dessa forma, o autor vem dar nome as mais variadas demonstrações de carinho, no entanto, não precisamos nos apegar como uma regra”, pontua a professora. 

AS CINCO FORMAS DO AMOR

A seguir, a especialista comenta as distintas formas de demonstrar amor e afeto. 

Palavras de afirmação: o par que demonstra dessa forma tem sempre uma palavra de conforto e de incentivo para seu parceiro ou parceira. É aquela frase de carinho no pé de ouvido com a intenção de valorizar quem se ama, dizendo o quanto a pessoa amada é importante para você. 

Atos de serviço: quem prefere essa forma de amar está sempre pronto para ajudar e fazer coisas pelo ser amado: dar uma mãozinha nos afazeres domésticos, fazer com as próprias mãos um presente artesanal, cozinhar um prato para saborear a dois, ou outros trabalhos e atos que envolvam servir, de alguma forma, ao par. 

Tempo de qualidade: há quem prefira investir horas a fio a dois para reafirmar o amor. Vale curtir um tempinho com os filhos e família, passar a tarde de domingo juntinhos vendo um filme, ou investir um tempão filosofando em uma conversa a dois, de frente para a praia ou no campo. 

Toque físico: muitos apaixonados preferem demonstrar o amor em forma de carinhos físicos, como um afago no rosto de seu amor, um cafuné ou carinho no cabelo, sempre em público ou em particular. 

Receber presentes: por último, há os que preferem receber um presente ou ganhar algo, independentemente do valor financeiro, sentindo-se assim mais valorizados, amados e lembrados. 

“Precisamos desmitificar o amor romântico que é visto como ideal e perfeito, pois é capaz de causar frustações o que leva a infelicidade. Somos seres diferentes e nem sempre o desejo do outro ou o próprio será contemplado, então uma comunicação sincera e de qualidade, para alinhar as expectativas, pode ajudar casais apaixonados”, completa Franciny. 

Parafraseando os poetas, “toda forma de amor vale a pena”, e que o amor “seja eterno enquanto dure”. 

Cristiane Guimarães
Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Entre em Contato: naoperdenao@gmail.com

Postagens Populares

Arlyson Gomes e HX Leal e...

Nina Kauffmann lança sua ...

FÁBIO ARRUDA: “PARIS RESP...

O Impacto Avassalador das...

Comentários Recentes