Aquecimento antes da prática esportiva é indispensável para acelerar o metabolismo e aliviar a rigidez muscular
Com a chegada do clima frio, a prática de exercícios físicos se torna mais desafiadora: o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido e o enrijecimento da musculatura tende a aumentar. Contudo, manter a movimentação e realizar aquecimentos antes de iniciar atividades esportivas é imprescindível para evitar o risco de lesões musculares.
De acordo com o coordenador dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Faculdade Pitágoras, professor Paulo Antônio Rezende, os problemas mais comuns deste período do ano são as distensões e os estiramentos nos músculos, principalmente nos membros inferiores (coxas, pernas, tornozelos e pés). “Em temperaturas baixas, o momento de se aquecer merece ainda mais destaque, uma vez que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para que não haja contrações”, orienta.
O profissional destaca que a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas. “O objetivo é sentir que a respiração e os batimentos do coração estão mais altos em comparação com o período de repouso”, pontua o docente. “O recomendado é se preparar de forma gradativa, para que não se exija muito do corpo ainda ‘gelado’. Caso contrário, é possível gerar lesões e afastamentos de tempo indeterminado”, continua.
O especialista destaca que, para aquecer o corpo, basta separar 10 minutos antes de realizar qualquer esporte. O hábito é capaz de aumentar a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de proporcionar a troca de oxigênio na hemoglobina e acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação. “Acontece a contração e relaxamento dos músculos dos membros de forma mais rápida, eficiente e com amplitude. Sendo esse o processo ideal para alcançar resultados sem danos para o nosso bem-estar”, completa Rezende.
Para as pessoas que não se exercitam com frequência, o professor alerta que é preciso estar atento a fatores como o condicionamento físico antes de realizar atividades esporádicas. “Muitas lesões acontecem durante o futebol no final de semana ou as corridas e caminhadas durante as férias. É preciso ter atenção e buscar orientação profissional”, ressalta. “Se for realizar atividades em áreas abertas e com fortes correntes de vento, é recomendado utilizar agasalhos para o conforto térmico”, finaliza.
Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.