Sextas Musicais: Ney Rosauro e Quinteto Capital fazem show beneficente

0

Espetáculo será nesta sexta (20), às 20h, em Brasília e com transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa Thomas Jefferson

O som repleto de vibrato que ecoa das lâminas do vibrafone será um dos protagonistas do espetáculo desta semana das Sextas Musicais. Sob o comando de Ney Rosauro, vibrafonista e compositor aclamado internacionalmente, o instrumento estará no palco do CTJ Hall nesta sexta-feira (20), a partir das 20h, acompanhado pelo Quinteto Capital, um grupo de cordas de Brasília com mais de 15 anos de atuação. Carlos Tort, percussionista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, será o convidado especial desta apresentação.
No programa, será apresentada a estreia mundial de Suíte Brasileira para Vibrafone, Cordas e Percussão, em 5 movimentos, de Ney Rosauro; além de Reflections on the New World, também de Ney Rosauro; Quarteto de Cordas Nº1, de Oswaldo Lacerda; Carioquinha, de W. Azevedo: e O Primeiro Amor, de Patápio Silva.
Com entrada gratuita, o espetáculo terá público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, e transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
O concerto será beneficente para ajudar no acabamento da construção da nova sede da Creche São Francisco, em Brasília. As doações em dinheiro para compra de materiais de acabamento serão bem-vindas em depósito direto na conta da creche por meio do Pix: CNPJ 27762116000114.
Ney Rosauro e Quinteto Capital colaboram há muitos anos em projetos especiais e o grupo se destaca pela apresentação de repertório eclético, sem restrições de gênero musical.
O grupo destinou o cachê da apresentação realizada no CTJ Hall em 2020 à compra de material de construção para a obra da nova sede da Creche São Francisco

Os músicos
Ney Rosauro estudou Composição e Regência na Universidade de Brasília, percussão sinfônica com grandes mestres e fez cursos de especialização em Percussão e Pedagogia Musical na Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha.

Nos Estados Unidos, concluiu Doutorado em Percussão na University of Miami, onde também foi o diretor de Estudos de Percussão e dos cursos de pós-graduação em percussão, entre outras atividades acadêmicas e musicais.

Em Brasília, foi professor na Escola de Música de Brasília e integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Ney coordenou os estudos de percussão na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Suas produções fonográficas são sucesso entre a crítica especializada e o público exigente em todo o mundo. Escreveu mais de 100 obras que foram gravadas por renomados músicos e métodos didáticos para instrumentos de percussão.

Quinteto Capital cumpre intensa agenda de apresentações em prestigiados palcos, festivais de música e importantes colaborações em apresentações e gravações. Representando o melhor da música clássica em Brasília, uma das marcas do grupo é a ênfase na execução de obras de compositores brasilienses ou ligados à capital federal.

O Quinteto Capital é formado por Igor Macarini e Daniel Cunha, violinos; Daniel Marques, viola; Augusto Guerra Vicente, violoncelo; Manoela Freitas, contrabaixo. Todos integram a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, reiterando o talento e a experiência de cada um dos músicos.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.Prestigie!

Sextas Musicais presencial e on live streaming
– Ney Rosauro, vibrafone; Carlos Tort, percussão
– Quinteto Capital: Igor Macarini e Daniel Cunha, violinos; Daniel Marques, viola; Augusto Guerra Vicente, violoncelo; Manoela Freitas, contrabaixo.
Quando: Sexta-feira (20)
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
*Com público presencial no CTJ Hall, em Brasília, e transmissão ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson