Projeto que celebra 125 anos do cinema leva cultura e reflexão aos estudantes de Uberlândia

0

Iniciativa é uma parceria da Casa Thomas Jefferson e do SESI-MG. Estudantes participarão de uma sessão de cinema, no dia 4 de maio, seguida de um bate-papo para expressar as percepções e análises

Promover o acesso à cultura e despertar valores cidadãos por meio do cinema são as propostas da parceria entre a Casa Thomas Jefferson e o SESI-MG ao trazerem para Uberlândia o projeto “125 do Cinema – Celebrando a cultura que inspira a transformação”. O projeto acontece nesta quarta-feira (4), às 19h30, com uma sessão comentada do filme Estrelas além do tempo – Hidden Figures (2016).

O projeto, que também conta com a parceria do escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte, busca disseminar a cultura dos EUA através de um programa artístico e cultural voltado para o cinema americano contemplando os 125 Anos do Cinema, comemorados em dezembro de 2020 e não celebrado por conta da Pandemia da Covid-19.

A iniciativa é voltada para alunos entre 14 e 18 anos do Ensino Médio de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social da cidade. Os estudantes participarão de uma sessão de cinema seguida de um bate-papo, direcionado por um mediador, onde poderão expressar suas percepções e análises sobre o conteúdo do filme assistido.

Segundo a gerente da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia, a produção norte-americana foi escolhida por uma curadoria e tem como mote valores, como a democracia, educação, empreendedorismo, inclusão social, civismo e voluntariado. “O filme tem também a mensagem sobre a importância da educação, a superação, a esperança, o empoderamento entre outros valores que poderão ser trabalhados também em sala de aula com ações lúdicas ou artísticas como forma de incentivo à expressão e manifestação”, comentou.

Participe!
Sessão Comentada em Celebração aos 125 do Cinema
Data: 4 de maio de 2022
Horário: 19h30
Local: Casa Thomas Jefferson – R. Otília Souza Oliveira, 75 – Morada da Colina, Uberlândia
Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/sessao-comentada-celebracao-dos-125-anos-do-cinema-uberlandia/1510837
Filme: Estrelas além do tempo – Hidden Figures (2016)

Sinopse:  No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. Baseado em fatos reais