Una Uberlândia oferece atendimentos de saúde em parceria com a Prefeitura de Uberlândia e Associação 21 Inclusão Down

0

Iniciativa é destinada a idosos e crianças que são assistidas pelo órgão e instituição, respectivamente

Nove em cada dez brasileiros dizem não ter condições de pagar por serviços de saúde. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos no final do ano passado. Atendimentos básicos podem fazer a diferença na vida das pessoas e são de extrema importância para garantir qualidade de vida. Buscando apoiar a sociedade, o Centro Universitário Una Uberlândia, que integra o ecossistema Ânima Educação, firmou uma parceria com a Prefeitura de Uberlândia  e Associação 21 Inclusão Down, para oferecer atendimentos a idosos e crianças que são assistidas pelo órgão e instituição, respectivamente.

O Saúde para Todos e o Saúde na Comunidade integram o projeto de extensão Conexão Una Saúde Uberlândia, dos cursos de saúde da Faculdade. A coordenadora de cursos, professora Nayara Rúbio Diniz Del Nero, compartilha como o projeto surgiu. “Sempre buscamos criar iniciativas que envolvam nossos alunos, professores e que sejam também um apoio à comunidade de alguma forma. Baseados na diversidade, inclusão e empregabilidade, esta nova ação coloca nossos estudantes em vivências reais de atendimentos de saúde, um diferencial ímpar para a formação acadêmica, e unidos à Prefeitura de Uberlândia e Associação Trissomia do 21, conseguimos levar informações e serviços básicos de saúde à idosos e crianças”, explica ela.

O Saúde para Todos e o Saúde na Comunidade contam com atendimentos de odontologia, nutrição, psicologia, biomedicina e fisioterapia da Una Uberlândia. Conheça as duas atuações do projeto de extensão:

Saúde para Todos

Esta linha de atuação do projeto, acontece em parceria com a Associação Trissomia do 21, de Uberlândia, que atende e dá suporte às pessoas com Síndrome de Down, uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 21. O professor Heitor Bernardes Pereira Delfino, conta que no Saúde para Todos, alunos da Una Uberlândia, acompanhados dos professores responsáveis, oferecem orientações nutricionais e oficinas educativas para as pessoas com Síndrome de Down, cuidadores e familiares. “Os alunos, sob minha supervisão, oferecem orientações sobre a alimentação e recomendações nutricionais, realizam oficinas educativas sobre a quantidade de açúcar, sódio e gordura nos alimentos, e tiram dúvidas dos participantes”. Além disso, estudantes de odontologia dão orientações sobre higiene bucal, como forma de prevenção a problemas dentais, e os alunos do curso de psicologia que estão em período de estágio comandam encontros e grupos terapêuticos com as mães dos pequenos que são assistidos pela Associação, oferecendo informação, apoio e troca de ideias. Os atendimentos acontecem sempre às quartas-feiras, na sede da Una Uberlândia.

Saúde na Comunidade

Destinado a pacientes idosos, o Saúde na Comunidade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde,  que oferece teleatendimentos ao público da terceira idade residente no bairro Planalto. O professor Saulo Magalhães Resende explica como a iniciativa acontece. “Neste ‘braço’ do projeto de extensão, nós entramos em contato com estes idosos, via telefone, e realizamos um levantamento sobre a realidade da saúde deles, fazendo perguntas específicas para mensurarmos aspectos relacionados ao bem-estar e saúde do idoso”, detalhou Saulo. O professor ainda explicou que o objetivo da iniciativa é levantar informações e repassar para a Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto, para que sejam planejadas ações na área de promoção da saúde.