Uberlândia e distritos recebem espetáculos gratuitos do Grupo EMCANTAR

0

Ao todo, serão seis apresentações para toda a família entre os dias 25 e 29 de abril.

Atenção Tapuirama, Miraporanga, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Uberlândia! De 25 a 29 de abril, tem espetáculo gratuito para toda a família com Grupo EMCANTAR em diversos espaços abertos da comunidade. É só chegar e participar!

Confira a agenda de apresentações:
25/04 – 10h – E.M. Sebastião Rangel – Tapuirama
26/04 – 15h – Quadra da Comunidade – Cruzeiro dos Peixotos
27/04 – 10h – CEU Campo Alegre – Uberlândia
27/04 – 16h – CEU Shopping Park – Uberlândia
28/04 – 15h – E.M. Antonino Martins da Silva – Martinésia
29/04 – 15h – E.M. Domingas Camin – Miraporanga

A Nova Estória da Dona Baratinha

O espetáculo escolhido para esta circulação é um dos mais novos e interativos do grupo mineiro que encanta por onde passa. “A Nova Estória da Dona Baratinha” é uma versão adaptada pelo EMCANTAR da clássica fábula “Dona Baratinha”.

As fábulas tiveram seus primeiros registros no século V a.C. no Oriente, mas estudiosos acreditam que elas tenham origem árabe, indiana ou persa e que, por serem narrativas passadas oralmente de geração em geração, já eram conhecidas muito antes de seu registro. Essas tradicionais narrativas eram recontadas e adaptadas como forma de ensinar os costumes e morais de um povo. De linguagem fácil e direta, a fábula tende a representar, por meio de animais, as dualidades da natureza humana, tais como: coragem e medo, rapidez e lentidão, generosidade e egoísmo, além de hábitos e padrões considerados como certos em determinada sociedade.

A clássica fábula da Dona Baratinha aborda a saga afetiva de uma barata que deseja se casar, reproduzindo assim a vida real da maioria das mulheres que são, culturalmente, educadas afetivamente para encontrar sua cara metade e para servir, cuidando assim do marido, dos filhos e da casa.

Na estória a Dona Baratinha limpa a casa, se arruma e vai para a janela a procura de um bom pretendente, depois, é claro, de ter achado uma moedinha (um dote) e isso passar a ser um de seus predicados, o que desvela também uma das facetas que permeiam as relações sociais e afetivas, nas quais os bens materiais e a boa aparência tem sido pré-requisitos para efetivar um bom relacionamento.

Durante a narrativa vários pretendentes aparecem, mas eles não correspondem às expectativas e padrão desejado pela Dona Baratinha, até que surge o Senhor Ratão. Mas no dia do casamento, o querido noivo vai a óbito e Dona Baratinha fica viúva, o que a torna infeliz e fadada à espera de um novo casamento.

Mas, e se o Senhor Ratão tivesse sobrevivido à tragédia??? Será que Dona Baratinha teria sido feliz para sempre?

Na versão adaptada pelo EMCANTAR, a tradicional estória ganha uma nova roupagem que satiriza esse padrão de sonho feminino. Nela, a Barata passa a duelar com um Narrador – que insiste em contar a tradicional estória – e, sem medo da figura masculina, desabafa quais são suas verdadeiras vontades, que não são as de se casar e ter filhos.

Na nova estória, a excêntrica figura da Dona Baratinha é independente e pretende viajar o mundo para realizar o sonho de ser uma grande cantora. Ela não se importa com os pretendentes que aparecem, pois esse não é seu único foco, uma tragédia como a morte do Senhor Ratão não a impede de ser feliz.

“A Dona Baratinha dessa estória representa as mulheres contemporâneas que lutam pela liberdade moral, intelectual e social. E ela faz todas essas defesas e reivindicações de forma leve e divertida, por meio de canções do universo infantil e episódios melodramáticos e cômicos, capazes de envolver público de todas as idades”, explica a diretora do espetáculo, Ana Lopez.

Ainda segundo a diretora, o momento é de comemoração pela volta aos palcos. “Estamos muito felizes de voltar ao palco com a presença do público. Apesar de termos feito muitos espetáculos no formato on-line, inclusive A nova estória da Dona Baratinha três vezes durante a pandemia, sabemos que a ´presença´ faz toda diferença para o artista e para o fruir do espectador. O teatro é uma linguagem que tem como premissa esse encontro entre artista e público. E acredito que a escolha desse espetáculo foi muito assertiva, pois é o que temos de mais interativo, então estamos com muita expectativa dessa conexão com o público. Além de ser uma peça muito divertida, que proporciona momentos de muita leveza e riso, e é o que estamos todos precisando nesse momento”, comenta.

*O Projeto de circulação do espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha é realizado pela Cia. Cultural EMCANTAR, com patrocínio do SISTEMA MARTINS e viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC 2217.

E tem mais: bate-papo sobre gestão cultural com Querubim

Como contrapartida social, o projeto de circulação do espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha realizou um bate papo com o fundador e diretor da Cia Cultural EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim, e o arte-educador, Kainã Bragiola, na Escola Municipal Cidade da Música, em Uberlândia, com o tema “Conjugando trabalho artístico e gestão cultural – a experiência da Cia Cultural EMCANTAR”.  Aconteceu na terça, 19/04, das 8h às 11h, e teve, além de um bate papo super produtivo, a participação de pais e alunos em uma atividade integrativa com canções e brincadeiras populares.

O projeto de circulação do espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha é realizado pela Cia. Cultural EMCANTAR, viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, com patrocínio do SISTEMA MARTINS.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Concepção, dramaturgia e direção: Ana Lopez
Direção Musical: Carlos Júnior
Elenco: Ana Lopez, Carlim Ribeiro e Viviane Rodrigues
Instrumentista: Carlim Ribeiro (Teclado e Violão)
Figurino e Visualidades: Pablo Mendonça
Cenário: Carlim Ribeiro e Pablo Mendonça
Sonorização: Ricardo Campos
Concepção de luz: Carlim Ribeiro

Mais sobre EMCANTAR

Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais.  Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiados em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações.

Mais sobre SISTEMA MARTINS

O SISTEMA MARTINS é formado por várias empresas: Martins Atacado, Tricard, Tribanco Seguros, Smart Supermercados, Universidade Martins do Varejo, Unica, eFácil, e Instituto Alair Martins, e tem como propósito o desenvolvimento do varejo brasileiro. Presente em 100% dos municípios brasileiros, a Logística de Armazenagem e Distribuição do Martins conta com uma frota de caminhões de última geração. O processo de distribuição inclui todas as etapas, que vão do recebimento do produto à entrega. Em todos os setores da logística, a aplicação maciça de tecnologia viabiliza a movimentação de grandes volumes e estratégias de distribuição complexas. O Grupo nasceu de um pequeno mercado de bairro em Uberlândia, em 1953, que com trabalho e dedicação do Sr. Alair Martins transformou um armazém de secos e molhados em um grande grupo referência no segmento do atacado distribuidor brasileiro.