Projeto Sextas Musicais traz poesia e música na edição desta semana

0

Com canções do novo álbum do pianista Diogo Monzo, apresentação com entrada gratuita neste é nesta  sexta (22) em celebração aos 62 anos de Brasília.

A  edição do dia 22 de abril do Projeto Sextas Musicais traz um espetáculo especial. Em comemoração ao aniversário de Brasília, o pianista Diogo Monzo apresentará as canções de seu novo álbum, Sebastiana, acompanhado pelo contrabaixista Bruno Rejan e o baterista Di Stéffano. O trio terá a companhia da poetisa Fernanda Quinderé, que declamará poemas em homenagem à cidade. O espetáculo  Brasília entre poesia e música é nesta sexta (22), às 20h, com  público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP-SUL 706/906, e transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do centro binacional.

Diogo Monzo apresenta Sebastiana como um presente de aniversário para Brasília e para sua comunidade. “A vida sempre nos dá uma forma de expressar, nos dá o afeto como finalidade da própria vida. Em janeiro de 2021, às vésperas da gravação deste álbum, perdi minha avó. O nome Sebastiana, titulo escolhido, é um gesto de carinho, gratidão e reconhecimento das influências que dela recebi”, revela o artista.

“No álbum, apesar de ter uma música inédita do Luiz Eça, músico que estudo há anos e pelo qual sou muito influenciado, eu busco explorar o meu lado de compositor e dar voz às minhas composições. Minha intenção foi desenvolver pequenos temas a partir de ritmos brasileiros, tais como baião, frevo, maracatu, samba, choro etc, que se entrelaçam e ganham corpo através dos momentos de improvisação”, explica Monzo.

O projeto é composto por performances musicais em trio (piano, contrabaixo e bateria), duos (piano e contrabaixo, piano e violão) e piano solo. “É um trabalho sobre liberdade, sobre respeito ao próximo, sobre ter o direito de ser. Eu carrego isso muito forte dentro de mim, fruto da influência da história de vida da minha avó.”

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Sobre o artista

Diogo Monzo é doutorando em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor Dr. Clifford Hill Korman. Ele foi selecionado entre os top 5 no “Made in New York Jazz Competition”, escolhido um dos melhores instrumentistas do ano de 2015 pelo site Melhores da Música Brasileira – pelo disco Meu Samba Parece Com Quê? e, em 2018, pelo disco Diogo Monzo Filho do Brasil, lançado pela gravadora Biscoito Fino. Monzo é, também, o autor do CD Luiz Eça por Diogo Monzo, lançado pela gravadora Fina Flor, do CD Hinos Tradicionais sob Uma Nova Concepção e do livro Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepção.

Em 2015, Diogo Monzo fez a sua estreia na Europa, onde apresentou concertos de piano solo na Hungria, na Itália e em Portugal. Em 2016, se apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center, com grandes nomes do jazz, como Rufus Reid, Tommy Campbell, Philip Harper e Bobby Sanabria.

Desde então, Diogo cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações com o trio, orquestras sinfônicas, bandas sinfônicas, big bands, grupos, cantores, piano solo, entre outros, em importantes salas de concerto, festivais de música, universidades, programas de TV no Brasil e no exterior.

Serviço –  BRASÍLIA ENTRE POESIA E MÚSICA – Sextas Musicais on live streaming e presencial
Diogo Monzo, piano; Bruno Rejan, contrabaixo; Di Stéffano, bateria Poeta e escritora: Fernanda Quinderé
Data: 22 de abril de 2022
Horário: 20 horas
Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson e ao vivo pelo Youtube – https://bit.ly/37tRk1S