Consulta pré-anestésica: conheça sua importância

0
Ao passar por qualquer processo cirúrgico é comum que o paciente fique apreensivo. Afinal, é um procedimento sério e envolve muitos riscos.
Sendo assim, a consulta pré-anestésica é considerada fundamental para traçar um diagnóstico clínico, esclarecer dúvidas relacionadas à cirurgia ou à anestesia, garantir a redução dos riscos para o sucesso do procedimento cirúrgico e tranquilizar o paciente, visando o seu bem-estar e segurança.
Para falar sobre o assunto, convidamos o Dr. Fernando Costa César, anestesiologista do Hospital Santa Clara para explicar mais sobre o tema.
Quem realiza a consulta pré-anestésica?
Segundo a SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), o médico anestesiologista é o mais indicado para avaliar o paciente antes de uma cirurgia.
Além da formação base ser considerada um processo intenso, o profissional passa por uma especialização de 3 anos atualmente, podendo agregar outras subespecializações que duram de um a dois anos.
O que é uma avaliação pré-anestésica?
Avaliação Pré-anestésica (APA) é a consulta feita para que o médico avalie a condição do paciente para a cirurgia. Nela, o anestesiologista irá conhecer o histórico médico do paciente, mapeando o uso de medicamentos, procedimentos prévios, alergias e outras questões que o especialista julgar necessário.
É importante ressaltar que a APA, deve ser realizada para qualquer procedimento cirúrgico, dos menores até os mais complexos.
“É na consulta pré anestésica que avaliamos o tipo de anestesia indicada para cada paciente. Tiramos todas as dúvidas, explicamos como será o procedimento. Como é a recuperação do sedativo, enfim. Essa consulta é muito importante para que o cirurgião e também o paciente se sinta seguro e preparado para o dia da cirurgia sabendo quais tipos de problemas de saúde e a relação de medicamentos que o paciente já é acostumado a tomar ou tem alergia”, explica Dr. Fernando.
Quando deve ser feita?
Em síntese, ela deve ocorrer entre 1 e 2 semanas antes da data da cirurgia. Contudo, pode ser realizada até no dia anterior ao procedimento.
Por outro lado, caso seja necessário a cirurgia de emergência, será feita no mesmo dia da operação. O mais importante é que o paciente seja atendido com calma para se ter um diagnóstico completo.
Como é a consulta pré-anestésica?
O paciente passa por uma avaliação do histórico clínico e exame físico. Isso ajudará o profissional entender as condições físicas e psicológicas do paciente.
Nesta avaliação os seguintes pontos serão levantados:
  • Toda sua trajetória clínica;
  • Exame físico com a avaliação das vias aéreas;
  • Jejum;
  • Alergias;
  • Hábitos;
  • Antecedentes;
  • Medicações;
  • Análise de exames pré-operatórios (quando necessário)
Lembrando que outros exames podem ser solicitados, se necessário, para a investigação laboratorial e radiológica.
Sendo assim, a consulta pré-anestésica é muito importante não só para a manutenção da saúde física do paciente, como também de sua saúde mental, reduzindo a ansiedade e aumentando a sensação de segurança.
 Agora que você já sabe a importância da consulta pré-anestésica, siga a gente no Instagram para mais dicas como essa!