Como evitar cair em golpe no whatsapp

0

Os cibercriminosos não estão apenas usando e-mails e chamadas falsas para tentar roubar seu dinheiro. Eles também ficam se utilizando de serviços de mensagens populares como o whatsapp, conforme muitos usuários descobriram.

Contudo, você não precisa ser uma vítima se souber como evitar cair em golpe no whatsapp. Onde variados golpes envolvem o golpista invadindo a conta do whatsapp de alguém e usando-a para enviar solicitações de pagamento às pessoas em sua lista de contatos. Desse modo, as vítimas que recebem a mensagem acreditam que ela vem de um familiar ou amigo próximo e são mais propensas a seguir as instruções.

Portanto, aqui estão 6 coisas que você pode fazer para aprender como evitar cair em golpe no whatsapp.

  1. Maximize suas configurações de segurança

O whatsapp e diversos outros serviços de mensagens permitem que você ative a “verificação em duas etapas”, que exige que você crie um PIN de 6 dígitos. E ocasionalmente, você precisará inserir esse PIN para visualizar suas mensagens e também necessitará dele caso queira registrar seu whatsapp em um número de telefone diferente. Dessa forma, trata-se de uma ferramenta muito simples, mas poderosa, porque mesmo que um hacker consiga obter seus dados de login, ele não poderá carregar sua conta do aplicativo em seu telefone.

  1. Mantenha os detalhes privados protegidos

Nunca compartilhe seus dados bancários, códigos PIN ou senhas. Isso também inclui imagens de seus documentos, cartões de crédito ou quaisquer outros formulários confidenciais. Pois basta um toque no botão “Avançar” e suas informações poderão ser compartilhadas com o mundo. Então, lembre-se dessas regras mesmo que tenha certeza absoluta de com quem está falando. Afinal, sempre existe a possibilidade de que o telefone deles seja hackeado no futuro, o que significa que seus detalhes financeiros podem ser compartilhados com golpistas.

  1. Evite clicar em fotos ou links

Nunca clique nas fotos, gifs ou links das mensagens, a menos que tenha certeza absoluta de que é de alguém em quem confia. Mesmo assim, evite clicar em qualquer coisa que prometa algo como um prêmio, recompensa ou voucher por fazer uma pesquisa, jogar um jogo ou encaminhar a mensagem. Se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Portanto, tente pesquisar os detalhes da oferta no Google para determinar se há exemplos legítimos, avisos de fraude ou crime cibernético.

  1. Sempre verifique se você está usando a versão mais recente do seu aplicativo de mensagens 

Os aplicativos estão constantemente melhorando seus recursos de segurança, corrigindo bugs e fechando brechas que os criminosos podem explorar. Mas, para tirar proveito disso, você precisará manter seus aplicativos atualizados. Visto isso, configure-os para atualização automática ou verifique regularmente se há novas versões.

  1. Use o bom senso

Se algo parecer errado numa comunicação com um parente, em que estão dizendo coisas que normalmente não dizem ou algo simplesmente não parece crível, tenha cuidado – especialmente se de repente estiverem pedindo dinheiro. Sendo assim, peça-lhes que liguem para que você possa discutir isso diretamente com eles. Entretanto, se disserem que não podem ligar, faça algumas pesquisas e perguntas que só eles saberiam a resposta.

6. Conheça o produto

Certifique-se de entender (e de estar usando) todas as configurações de privacidade e segurança do aplicativo. Portanto, se você receber uma mensagem alegando ser do whatsapp e solicitando que faça alguma ação, exclua a mensagem e denuncie o remetente ao whatsapp acessando “Configurações> Entre em Contato”.