São 250 m² de arte à céu arte que resgatam a memória do bairro Patrimônio e colocam a cidade no cenário nacional de arte urbana.
Com produção artística de Tiago Dequete, o Projeto Reduto Negro tem o objetivo de realizar ações de intervenção e ressignificação de espaços, por meio da criação de sete murais de grande dimensão em graffiti, que estão se juntando a outros três já realizados de forma independente no bairro mais antigo de Uberlândia.
A proposta pretende colaborar para o resgate da cultura negra que está na formação do bairro Patrimônio, e para a ressignificação de casas de moradores remanescentes do local, estabelecendo também relação entre diferentes gerações.
O desenvolvimento criativo e layout das obras contou com a colaboração dos próprios moradores do bairro em um processo de invenção de novas cartografias afetivas, reconstrução de vivências e pertencimento, que aconteceu durante um encontro no Terrerão do Samba.
Assim, foram eleitos os elementos e personagens que a comunidade gostaria de ver representados nos murais pintados no espaço do Terrerão do Samba e em fachadas de casas de antigos moradores do bairro.
Os dois últimos murais que faltam para completar o Circuito Reduto Negro no bairro Patrimônio serão pintados ainda neste mês.
Confira o cronograma de pinturas e visitas guiadas:
Dias 18 e 19/03: será realizada a pintura do mural com tema “Mestre Lotinho”, em homenagem ao fundador da tradicional escola de Samba Tabajaras, que não só ajudou a criar o carnaval de rua de Uberlândia, mas também a construir a cultura do bairro Patrimônio. A pintura será feita na fachada da casa de seu filho, Eurípedes Passarinho. “Para mim o sentimento é de agradecimento, pois este projeto vai ajudar a preservar a nossa memória e cultura”, disse Passarinho sobre o pai falecido recentemente.
Dias 25 e 26/03: acontecerá a pintura do mural com tema “Invasões”. O termo remonta a memória da comunidade que tinha como costume fazer festas espontâneas e sem prévia organização na casa dos amigos, como conta Dona Mary: “A gente chegava e dizia: hoje a festa é aqui. Tirava os móveis do lugar, um levava o som, outro a bebida e estava pronta a festa. A gente se divertia muito!”.
A partir de 28/03: e durante todo o mês de abril será possível que escolas possam fazer visitas guiadas (agendadas no instagram @pretaemflor) pelo circuito de arte urbana Reduto Negro. “A proposta é, por meio do “graffiti tour”, permitir que as memórias da comunidade sejam transmitidas, em uma “contação de histórias” sobre as personalidades e os elementos que figuram nas pinturas, promovendo educação patrimonial em uma imersão artística, na vertente graffiti”, detalhou Débora Costa, produtora executiva do projeto Reduto Negro.
Mais sobre o Projeto Reduto Negro
O Projeto Reduto Negro realizou também no Terrerão do Samba uma oficina para 15 jovens da comunidade, com o objetivo de oportunizar vivências com graffiti, promover o fortalecimento da identidade enquanto grupo, aumentar a estima pessoal e valorizar a cultura negra.
O projeto Reduto Negro foi aprovado no edital SMC nº05/2020, referente a apresentação e seleção dos projetos culturais para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC, convênio nº 046/2021.