Cães ansiosos e estressados: Entenda como as atividades ao ar livre podem contribuir para a saúde física e mental dos pets

0

Frequência de exercícios físicos e de socialização fornecem benefícios a curto e longo prazo aos animais. Confira os principais e onde seu melhor amigo pode praticá-los.

Que eles são nossos melhores amigos não dá pra negar. Estão sempre conosco, nos acompanhando em diversos lugares e prontos para todas as descobertas. Entretanto, com a rotina do dia a dia, muitos tutores acabam não tendo um tempo que possa ser dedicado às atividades físicas dos seus cães. E a falta dessa prática pode acabar deixando o animal ansioso e estressado. Coceira excessiva, apatia, automutilação e lambeduras constantes das patas são alguns dos sintomas que podem indicar que seu amigo não está tão feliz assim.

“É uma questão de organizar as tarefas diárias e lembrar que essas atividades são essenciais para os cães. Pode ser uma simples caminhada pelo bairro, com calma para que o pet possa interagir com o ambiente e desestressar. Com um pouco mais de tempo, vale pensar em outras atividades como o agility, a natação e a própria socialização com outros animais. Além dos benefícios para a saúde física e mental, os cães se divertem muito nesses momentos”, explica Aldo Macellaro Jr., veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, um resort para cães, localizado em Itu, interior de São Paulo, que entre seus serviços apresenta opções de day care e hospedagem, incluindo as atividades ao ar livre.

Enquanto a natação é um exercício de baixo impacto, ótimo para melhorar a circulação e respiração dos cães, o agility é um esporte canino que combina obediência e atividade física, bastante indicado para a estimulação mental. “Essas práticas frequentes proporcionam um grande bem-estar ao animal, principalmente pelo contato com o sol e a absorção de vitamina D, assim como a liberação de hormônios, como a endorfina. São também muito importantes para prevenir algumas doenças como a obesidade, a diabetes, o câncer e problemas articulares”, ressalta o veterinário.

Com uma área de 60 mil m², o Clube de Cãompo recebe cães de todos os portes e idades. Aos que desejam hospedagem, o resort apresenta diversas opções de suítes, inclusive uma área vip, com chalés de 30m², como se fossem uma verdadeira casa com quintal privativo, ventilador de teto e câmera para monitoramento online por parte dos donos. As diárias incluem uma programação recreativa personalizada com atividades como socialização, agility, natação e outras brincadeiras dinâmicas que aprimoram o condicionamento físico, fortalecem músculos e ossos.

Além disso, o Clube de Cãompo também dispõe de veterinários 24h, para garantir a segurança física e emocional dos pets. As estadias incluem, ainda, banho, momentos de passeio e lazer em uma ampla área gramada e arborizada. O espaço conta também com o serviço de transporte porta a porta, em veículos climatizados, para a comodidade e segurança dos hóspedes.