Sugestão de Pauta: Ballet Bolshoi realiza duas apresentações em Uberlândia

0

Evento faz parte do projeto Start Cultural, incentivado pela Start

Como objetivo popularizar o acesso à cultura em Uberlândia, proporcionando ao público a assistir belíssimos espetáculos culturais de diversas modalidades como música erudita, orquestras, dança e teatro, a empresa Start Química, que celebra nesse ano 35 anos de existência, incentiva o projeto Start Cultural. Em sua primeira edição, o projeto trará a apresentação do Ballet Bolshoi de Joinville. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de março no Teatro Municipal e terá o acesso gratuito ao público com troca voluntária dos ingressos por alimento não perecível. Além do espetáculo, o projeto oferecerá à comunidade uma oficina de capacitação aos bailarinos da cidade e uma palestra sobre os benefícios da dança numa escola da rede estadual de ensino.

Para proporcionar ao público o acesso à arte desenvolvida pelos talentos de Uberlândia e contribuir para a integração dos bailarinos locais com os bailarinos profissionais do grupo convidado, duas companhias da cidade farão a abertura do evento durante os dois dias: Cia de dança Bittencourt e Berg Cia de Dança.

“A escolha do Balé Bolshoi para essa primeira edição foi baseada no conhecimento que temos da grande vocação da cidade para a dança. O Balé Bolshoi é uma das companhias mais renomadas do mundo e o Brasil é o único a receber o método de ensino de balé que tornou O Teatro Bolshoi da Rússia uma das mais respeitadas instituições do mundo. Esse foi mais um motivo para nossa escolha, pois vamos contribuir para a circulação desse grupo profissional com reconhecimento mundial que tanto encanta o público com sua técnica”, diz Antônia Nunnes, proponente do projeto e diretora da Viva Marketing Eventos e Cultura.

O projeto celebra a retomada da arte que, nesses tempos de pandemia, ficou sufocada, impedida de se manifestar devido às restrições sanitárias. Porém, agora, com a imunização gerada pela vacinação e com a abertura gradual para a realização de eventos presenciais, o projeto Start Cultural chega com uma proposta inclusiva, que vai suprir a carência de cultura e entretenimento da população uberlandense.

“Um dos motivos que nos levou a incentivar o projeto, foi garantir o acesso da população aos espetáculos renomados, como o do Ballet Bolshoi. As ações que contemplam o projeto, como as oficinas de capacitação, palestras e doação voluntária de alimentos para instituições que cuidam de famílias carentes, vai ao encontro de tudo o que pensamos, sobretudo em comemoração aos 35 anos da Start. Esperamos que o espetáculo possa levar um pouco mais de alegria e motivação para o público e para todos os amantes da cultura de nossa cidade”, diz o diretor de marketing e vice-presidente da Start, Marcos Pergher.

Os ingressos estão sendo retirados gratuitamente na loja Unishop da Rondon Pacheco desde o dia 07 de março com a sugestão, pela organização, da doação de 1 kg de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão doados para a Fale e para a Ong Bela Aquarela, instituições da cidade que contribuem com comunidades carentes.

O projeto é incentivado pela Start/Asseptgel, por meio da Lei Rouanet, e tem a produção realizada pela Viva Marketing Eventos e Cultura.  A proponente do projeto é a produtora cultural Antônia Nunes de Oliveira.

O espetáculo Gala Bolshoi

O Espetáculo Gala Bolshoi é apresentado pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil e reúne trechos de renomados ballets de repertório. As coreografias, com características distintas, formam um espetáculo que valoriza o dinamismo, a emoção e o talento de cada bailarino. No repertório, solos e duetos de obras consagradas, como Don Quixote, Esmeraldo, Chamas de Paris, além de dança contemporânea.

Sobre o Ballet Bolshoi

O Ballet Bolshoi é uma das companhias de dança mais renomadas do mundo. Além da Rússia, somente o Brasil tem o privilégio de ter uma unidade da Escola do Teatro Bolshoi, em Joiville (SC)

Na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e, também, no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

Serviço:

O que? Start Cultural | Espetáculo Gala Bolshoi

Quando? Dias 19 e 20/03 – Horário: 20h

Onde? Teatro Municipal de Uberlândia