Brain e UFU fecham parceria com Portugal para acelerar projetos de inovação

0

Acordo de colaboração foi assinado com o Instituto de Telecomunicações (IT), de Aveiro, referência na Europa em pesquisas na área

O Brain (centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações (IT) assinaram um acordo para atuação conjunta entre Brasil e Portugal em projetos de inovação a partir de janeiro de 2022. As frentes de trabalho serão voltadas principalmente para temas disruptivos relacionados à TIC, Soluções Digitais, 5G, Redes Telecom, Computação Quântica, Inteligência Artificial, entre outros.

A parceria une a iniciativa privada com instituições públicas científicas renomadas no país e no exterior para agilizar a iniciação de novos projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento), promover a troca de tecnologias e experiências entre profissionais, além de facilitar o compartilhamento de recursos humanos e espaços físicos (laboratórios de pesquisas).

Instalado em Aveiro, em Portugal, o Instituto de Telecomunicações (IT) é uma entidade privada constituída por nove instituições de pesquisa e desenvolvimento nas áreas das Telecomunicações, sendo amplamente reconhecido em seu país e na Europa. A UFU é, por sua vez, uma universidade referência em tecnologia, laboratórios e pesquisadores também direcionados à TI e Telecom, atuando na coordenação do projeto “BRASIL5G and Beyond” e com participação no projeto “Brasil 6G”, ambos financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além disso, a UFU participa do Fórum 5G Brasil e em projetos de colaboração internacional nesta área.

Já o Brain é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que promove o desenvolvimento de soluções disruptivas para solucionar dores de empresas e pessoas por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, mantendo um grupo de pesquisadores dedicados especificamente às atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). A partir da Algar Telecom, o Brain também oferece aos parceiros acesso ao mercado, com uma base de clientes para aplicação prática de testes e pesquisas.

“O Brain, sendo um centro de inovação em negócios digitais, tem buscado se aliar a grandes referências no Brasil e no mundo para ter uma ampla visão sobre as novas tecnologias e as possibilidades trazidas por elas, algo essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A união com essas instituições, que se complementam por terem linhas de pesquisa muito semelhantes, acontece com esse objetivo e busca somar o know how do Brasil e de Portugal para acelerar projetos”, explica Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP e Recife/PE. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0,

Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 67 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 112 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.