Futel abrirá mais de 21 mil vagas gratuitas em 25 modalidades esportivas

0

Matrículas poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (17), em 23 locais diferentes.

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), abre na próxima segunda-feira (17), 21.090 vagas gratuitas para a prática de 25 diferentes modalidades esportivas (entre olímpicas, paralímpicas e atividades de qualidade de vida) em 23 estruturas instaladas por toda a cidade (14 poliesportivos e nove núcleos). Nos próximos dias, a fundação anunciará quais atividades serão oferecidas em cada espaço e o número exato de vagas por modalidade.

As vagas são voltadas, sobretudo, a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e contemplam atividades como basquete, vôlei, futsal, futebol de campo, ginástica artística, atletismo e natação. Os adultos também poderão se inscrever na natação e em atividades de qualidade de vida, como hidroginástica e ginástica funcional. Também serão abertas vagas no paradesporto, nas modalidades de bocha, goalball, parabadminton, natação, atletismo e halterofilismo (confira mais informações no quadro abaixo).

Para se inscrever, é necessário que a pessoa interessada compareça ao local em que deseja praticar a atividade, entre os dias 17 e 28 de janeiro, e apresente documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico que indique condições adequadas para a prática de atividades físicas (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável). As aulas começam no dia 1° de fevereiro.

Como lembra o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, o número de vagas abertas neste ano é recorde. “Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, a estrutura da Futel cresceu bastante e hoje é capaz de atender 21.090 pessoas gratuitamente e com muita qualidade. Também ampliamos a quantidade de modalidades e atividades oferecidas, que hoje são 25, o que representa um aumento de 66% em relação a 2017, quando eram 15”, disse.

Novidades para 2022

O número de vagas ofertadas pela Futel já vinha crescendo a cada ano e teve um aumento ainda mais significativo em 2022, graças ao o aluguel da estrutura esportiva do Sesi Gravatás. O espaço abrangerá oito modalidades de iniciação esportiva olímpica (natação, futebol de campo, futsal, vôlei, futebol society, basquete, capoeira e atletismo), três atividades de qualidade de vida (hidroginástica, ginástica funcional e caminhada orientada) e três modalidades paralímpicas (atletismo, natação e halterofilismo) A partir de março, também serão oferecidas outras duas modalidades olímpicas: judô e karatê.

“A expectativa é que 2022 seja um ano muito produtivo, não apenas pelo número recorde de vagas nas modalidades oferecidas pela Futel, mas também pelas parcerias recentemente firmadas com o Praia Clube, Esporte Social de Uberlândia (Essube) e Uberlândia Esporte Clube, com o objetivo de fomentar o esporte de alto rendimento. Através dessas parcerias, teremos equipes competitivas nas mais diversas modalidades e ofereceremos às crianças e aos adolescentes a oportunidade de buscar a profissionalização dentro do esporte”, completou o diretor de esportes da Futel, Emerson Brasileiro.

Estrutura esportiva da Futel
– Parque do Sabiá
– Sesi Gravatás
– UTC
– CIE
– 36º Bimec
– Parque Aquático
– Viva Mansour
– Lagoinha
– Airton Borges
– Poliesportivo Canaã
– Poliesportivo Tocantins
– Poliesportivo Jardim Brasília
– Poliesportivo Roosevelt
– Poliesportivo Jardim América
– Poliesportivo Custódio Pereira
– Poliesportivo Segismundo Pereira
– Poliesportivo São Jorge
– Poliesportivo Patrimônio
– Poliesportivo Tancredo Neves
– Poliesportivo Luizote de Freitas
– Poliesportivo Dona Zulmira
– Poliesportivo Santa Luzia
– Poliesportivo Tapuirama

Modalidades oferecidas
Iniciação esportiva e alto rendimento (6 a 18 anos)
– Atletismo
– Basquete
– Capoeira
– Futebol de campo
– Futebol Society
– Futsal
– Ginástica artística
– Judô
– Karatê
– Multiesportes
– Natação
– Vôlei

Qualidade de vida (acima de 16 anos)
– Academia popular
– Caminhada orientada
– Corrida de rua
– Ginástica funcional
– Hidroginástica
– Mix dance
– Natação adulto

Paradesporto
– Atletismo
– Bocha
– Goalball
– Halterofilismo
– Natação
– Parabadminton