Descubra como estabelecer as suas metas financeiras para 2022

0

Mais um ano chegando ao fim, e com isso, surge a necessidade de estabelecer objetivos e sonhos para o futuro. As metas financeiras sempre aparecem entre os desejos para o próximo ano, seja para adquirir bens e serviços, buscar investimentos, aumentar o patrimônio, etc.

Como todos nós precisamos pensar na saúde do nosso bolso ao longo do ano, a definição de metas para o próximo ano acaba sendo primordial para servi-lo como um guia.

Mas você sabe como tomar suas decisões financeiras? Neste artigo, trouxemos dicas que vão te ajudar a estabelecer metas para 2022.

Tipos de metas: Antes de definir seus objetivos para o ano que se inicia, é preciso conhecer os três tipos de metas que existem: as de curto, médio e longo prazo. É importante colocar um prazo para cada meta criada, pois sem eles a chance de não atingir o objetivo é muito grande.

Metas financeiras a curto prazo: Nas metas a curto prazo, você deve considerar um prazo de dias, semanas ou no máximo três meses, ou seja, são prazos bem apertados. Portanto, nesse caso, inclua metas mais importantes e urgentes, como quitar dívidas, economizar dinheiro, ter uma renda extra ou começar a investir.

Metas financeiras a médio prazo: Nesse tipo, você pode considerar prazos de 6 meses até 2 anos. As metas a médio prazo acabam demandando mais investimento para serem alcançadas, como é o caso de uma festa de casamento ou uma viagem.

Metas financeiras a longo prazo: Esse tipo de objetivo requer muito planejamento e investimento para ser alcançado. É o caso de um financiamento de casa ou veículo, mudança de profissão ou emprego, uma viagem longa, etc. Também são consideradas as metas que visam garantir conforto no futuro, como passar a viver de dividendos ou fazer um plano de previdência privada. Nesses casos, é possível estabelecer prazos de 2 até 5 anos.

Definindo as metas financeiras: Agora que você já conhece os tipos de metas financeiras, é preciso aprender a planejar seus objetivos de forma efetiva.

Para definir uma meta para os próximos meses e conseguir alcançar com mais facilidade, é preciso levar em consideração alguns pontos, baseados no método SMART.

S: Specific – Específica
M: Measurable – Mensurável
A: Achievable – Alcançável
R: Relevant – Relevante
T: Time Based – Temporal

Vejamos cada um deles:

Seja específico: O primeiro passo é saber qual objetivo você quer alcançar, e para isso, ela precisa ser específica e responder às seguintes perguntas:

O que você quer alcançar?
Por que você quer isso?
Como e onde ela será conquistada?
Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
Quando você pretende realizá-lo?

Sabendo responder essas perguntas, você conseguirá estabelecer estratégias e planos de ação para alcançar as suas metas.

Seja mensurável: Os números são importantes para mensurar se você está próximo ou distante de atingir a meta desejada. Coletar e monitorar dados irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta. Para uma meta ser mensurável, ela deve responder às questões:

Qual é o resultado esperado?
Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?
Como sei se atingi meu objetivo?
Qual é o meu indicador de progresso?
Crie metas alcançáveis

Não adianta criar metas impossíveis de serem realizadas, pois isso vai te trazer uma frustração enorme. Uma meta deve ser alcançável e atingível. Então, pergunte-se:
Com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?
Tenho os recursos e as capacidades para atingir a meta? Se não, o que estou perdendo?
Outros já fizeram isso com sucesso antes?
Crie metas relevantes

Além de serem alcançadas, as metas precisam ser relevantes, ou seja, é preciso saber se essa meta realmente fará a diferença na sua vida, pois nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Quanto mais relevante for a meta, mais motivado você estará.

Estabeleça prazos: Por último, mas não menos importante. Aqui entram os três tipos de metas que mencionamos. Qualquer meta precisa ter um prazo! Dessa forma, você consegue seguir um planejamento equilibrado e monitorar o progresso para alcançar seus objetivos.

Como atingir as metas? Planejamento financeiro é essencial!

Seja para quitar suas dívidas, comprar uma casa ou viajar, criar um planejamento financeiro é fundamental para realizar suas metas. Saber economizar, poupar e investir te ajuda a ter mais segurança e disciplina.

*Leticia Weinz é jornalista e analista de conteúdo da Plano Fintech. Para mais informações, acesse: https://planofp.com.br/