Curso ‘A Arte de Planejar’ apresenta resultados de impacto para setor cultural

0

Neste segundo semestre do ano, grupos e espaços culturais de Uberlândia, Uberaba e Araguari tiveram a oportunidade de se capacitarem em planejamento através do curso A Arte de Planejar, idealizado pela especialista na área, Chayene Cotrin, e viabilizado gratuitamente para os interessados por meio do PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia.

“O curso é bastante organizado e estruturado. As aulas são muito claras, ajudam o aluno a entender o caminho que será percorrido, quais as etapas e por onde começar para elaborar o planejamento. Acredito que a organização do método é o grande diferencial, tudo é transmitido com muita didática, facilitando a compreensão com a transposição de termos técnicos de uma forma mais simples e que dialoga diretamente com o setor cultural”, avaliou Ronan Vaz, integrante da grupo de teatro Trupe de Truões, que participou do curso.

Durante o projeto, que foi divulgado em Agosto e está sendo finalizado em Dezembro, os participantes que se inscreveram tiveram acesso à:

-30 horas de formação oferecidas para 100 alunos, incluindo palestras sobre planejamento com 8 especialistas do setor cultural e 5 encontros virtuais para tirar as dúvidas dos alunos e explicar o passo a passo do método;

-20 aulas ensinando o passo a passo para construir um plano estratégico, com exemplos práticos da aplicação do método desenvolvido pela própria Chayene Cotrin em 15 anos de experiência na área;

-Manual completo de 45 páginas, além de uma lista com 60 perguntas para construção de um plano estratégico;

-Relato de experiência de 47 páginas da Cia. Cultural EMCANTAR, parceira e apoiadora do projeto; além de duas mentorias gratuitas concedidas para grupos participantes que também contaram com participação do EMCANTAR, através de sua diretora de inovação, Maíra Ávila, que atuou no curso como facilitadora e co-produtora.

“O setor cultural sempre foi muito atingido por mudanças no macroambiente e a pandemia foi um agravante principalmente para grupos e iniciativas que estavam despreparadas. Por isso, projetos como este, além de contribuir para um planejamento sustentável, acessível e rápido, pode colaborar para que sonhos continuem sendo semeados, ideias, projetos e organizações consigam se estruturar nesse cenário desafiador e, de forma gratuita, coletivos e agentes culturais tenham esperança de reerguer suas ações e seguir em seus projetos de promoção da cultura e transformação da sociedade”, comentou Ávila.

Resultados alcançados

Para a idealizadora do curso, Chayene Cotrin, o objetivo do trabalho, que é justamente tornar acessíveis ferramentas de gestão que ajudam a transformar ideias em projetos e sonhos em realidade, foi alcançado.

“Vários alunos aplicaram o método e conseguiram perceber o quanto planejar é importante e que pensar estrategicamente é fazer escolhas e planejar o caminho para realizá-las, é saber dizer com clareza “Onde queremos chegar?” e “Como faremos para chegar?”. O que mais ouvi dos alunos é que o Plano Estratégico não é um bicho de sete cabeças, que o método é acessível e possível de ser aplicado”, contou a especialista, que já gerenciou mais de 100 projetos para mais de 50 organizações, é professora universitária da PUC Minas, UNIUBE e SENAC-MG, e ministrou treinamento para mais de 150 artistas em Uberlândia, Araguari, Uberaba e São Paulo.

Além da conquista do objetivo do projeto com o resultado apresentado pelos alunos, o curso A Arte de Planejar ganhou notoriedade na mídia, sendo noticiado por mais de 30 canais, entre Tv’s, jornais e sites.

Nas redes sociais, a divulgação do projeto alcançou cerca de 25 mil pessoas e as palestras com especialistas, que continuam disponíveis no Instagram chayene_q3, foram visualizadas por aproximadamente 1200 pessoas.

“Enviamos o material do curso para mais de 1000 pessoas do setor cultural. Com isso, acreditamos que a oportunidade foi bem difundida e usufruída. Já sabemos que não basta sermos excelentes no nosso fazer. É preciso fazer com gestão e planejamento, para avançar e conquistar a tão sonhada sustentabilidade”, ressaltou Chayene que irá realizar entrega de certificado para todos que concluíram o curso A Arte de Planejar.

Acesse o link e assista ao vídeo que mostra todos os resultados do projeto:  https://youtu.be/Nel2NPqpC4M