Caminhada visa arrecadar rações para animais sem dono

0

Evento acontece dia 30 de outubro na Granja Marileusa; haverá feira de adoção, espaço PET, sorteios e show

Com a proposta de arrecadar rações para as instituições que cuidam de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade, acontece no dia 30 de outubro a 1ª Caminhada Amigo PET de Uberlândia. O evento também será uma oportunidade de adotar um animal doméstico e se relacionar com criadores e a indústria que atende o setor de PET na cidade.

Realizada pela agência de Comunicação e Treinamento Vox Solus, a caminhada acontecerá no Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa, um dos apoiadores do evento, juntamente com a Associação de Proteção Animal (APA) e a Comissão de Proteção e Defesa do Direito Animal da OAB Uberlândia. O evento ainda conta com a parceira das empresas Bild, Vitta, Primo PET, Vetnil, Royal Canin, Simparic, Pethy Prime e Cia. das Tendas.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Vox Solus (voxsolus.com.br), onde o participante também encontra todo o regulamento da caminhada. Todos os cães participantes deverão permanecer na guia e coleira durante todo o evento. Caso necessário, o cão deve usar focinheira, que é o caso de animais de grande porte e das raças Rottweiller, Pit Bull, American Pit Bull, Bull Terrier, Mastiffe e similares.

Estima-se que haja aproximadamente 50 mil animais,  entre cães e gatos, vagando pelas ruas de Uberlândia, segundo estimativa da APA. Situação que se agravou durante a pandemia, quando muitos donos perderam a condição financeira de cuidar de seus animais domésticos. Ou seja, animais que antes tinham um lar foram parar nas ruas, sem os devidos cuidados, sujeitos a doenças, adversidades e maus tratos.

Além da caminhada, que terá aproximadamente 1 km, haverá feira de adoção, espaço PET (com pista agility para cães), atendimento veterinário (plantão para emergências), sorteio de ração, banho e tosa e brindes e ainda show ao vivo. Uma oportunidade de passeio para toda a família. O evento terá início às 7h30, com a caminhada saindo às 8h30 – os cães largam em grupos com intervalos de 3 minutos divididos por porte de animal.

Além de ração, serão arrecadados produtos de higienização de canis. Toda a arrecadação será destinada à APA e às instituições acolhedoras e protetores independentes ligados à Comissão de Proteção e Defesa do Direito Animal da OAB de Uberlândia.

A APA é a maior instituição acolhedora de animais em Uberlândia e, assim como outras entidades, enfrenta a situação de superpopulação animal. A capacidade ideal é para atender 250 animais, mas atualmente abriga cerca de 430 entre cães e gatos.

Por sua vez, a Comissão de Proteção e Defesa do Direito Animal da OAB, criada pra apoiar e ajudar nas causas animais em Uberlândia, presta ajuda hoje a quase 40 protetores voluntários na cidade, que juntos abrigam cerca de 790 cães e gatos. Apenas uma dessas pessoas cuida de 100 bichos em casa, segundo a presidente da Comissão, a advogada Elisângela Teixeira Gondim Dorea.

A maioria dos animais abrigados está disponível para adoção, mas enquanto isso não acontece, por causa da superlotação de bichos, esses cuidadores enfrentam dificuldades para proporcionar aos bichos serviços básicos como atendimento veterinário, higiene e alimentação, entre outros cuidados necessários. No caso dos voluntários inclui ainda instalações adequadas à sua estadia, uma vez que a grande maioria usa as próprias residências para isso.

A proposta da Vox Solus é que a caminhada contribua para amenizar essa situação, ajudando tanto na arrecadação de rações como a encontrar possíveis tutores para os pets acolhidos.

Serviço:
O quê: CAMINHADA AMIGO PET
Quando: 30 de outubro
Horário: 7h30 (abertura) e 8h30 (caminhada)
Onde: Espaço Ciranda, Granja Marileusa
*Inscrições: no site voxsolus.com.br
*doação de 2kg de ração