9ª edição do Giro Pela Vida, do Instituto Avon, promoverá discussão on-line sobre câncer de mama
Encontro interativo com o público contará com profissionais das áreas de direitos e saúde física e emocional que abordarão temas centrais para a conscientização sobre a doença e a regulamentação
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam-se 66.280 novos casos de câncer de mama, no Brasil, a cada ano do triênio 2020, 2021 e 2022. Para reforçar a conscientização e o debate sobre a doença, o Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, realiza, no dia 07 de outubro, às 16h, a 9ª edição do Giro Pela Vida. O evento, online e gratuito, conta com uma programação especial repleta de informações sobre os avanços nos cuidados e tratamentos, diretos das pacientes e histórias inspiradoras. Para acompanhar o evento, basta acessar as redes sociais do Instituto Avon ou o site oficial do evento: https://www.giropelavida.com.br
“A troca de informação de qualidade para que nenhuma mulher fique no escuro sobre o câncer de mama sempre foi extremamente importante e, neste momento, particularmente urgente. A 9ª Edição do Giro Pela Vida será dividida em três temas fundamentais para que mulheres saibam mais sobre o cuidado com a própria saúde, sobre a doença e sobre seus direitos em relação ao diagnóstico e tratamento. Contaremos com profissionais especializados e um conteúdo rico para destacar a importância de olharmos para essa causa, de conversarmos sobre o assunto e dividirmos o que aprendemos com homens e mulheres, ampliando a comunicação sobre cuidados com as mamas”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
O Giro pela Vida é parte da campanha “Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu.”, cujo o objetivo é incentivar a conscientização, o autocuidado, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, principalmente durante a pandemia de Covid-19 e o isolamento social. Além de fomentar na sociedade o conhecimento sobre os direitos de acesso estabelecidos pela Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019), que determina que em caso de suspeita de câncer, os pacientes realizem seus exames de diagnóstico em até 30 dias, e a Lei dos 60 Dias (nº 12.732/12), que garante que pacientes com câncer iniciem seu tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após a confirmação da doença.
A primeira mesa de conversa “Olha pra Você”, contará com Daniela Grelin, diretoria executiva do Instituto Avon; Sabrina Parlatore, apresentadora, cantora e ativista da causa do câncer de mama, e Viviane Mosé, Sócia Diretora da Usina Pensamento, poeta, psicanalista, especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, mestra e doutora em filosofia. O bate-papo trará elucidações sobre a importância do autocuidado e do olhar voltado para si, mesmo diante de todas as transformações impostas pelo momento de isolamento social. Na sequência, o público será convidado a participar de um encontro sobre direitos de todas as mulheres e, em especial, das pacientes com câncer de mama, no painel “Olha para os seus direitos”, com a participação de Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon; Tatiana Schiboula, jornalista, gerente geral de marcas editoriais do UOL, e Renata Vilhena, Sócia-fundadora Vilhena Silva Advogados, advogada especialista na área de direito à saúde. Nesta conversa, serão detalhadas informações sobre a legislação brasileira para saúde e normas que garantem acesso ao diagnóstico e tratamento das mulheres.
O evento contará, ainda, com o painel “Sem medo de olhar para o câncer”, em que serão discutidos os temas que envolvem a jornada das pacientes, como informações sobre tratamento, cuidados, exames de rastreio e qualidade de vida. A mesa será composta por Dra. Ana Baccarin, Médica Oncologista clínica; Dra. Rita Dardes, Ginecologista e Mastologista; Mariana Lorencinho, Coordenadora de Projetos de Atenção ao Câncer de Mama do Instituo Avon; Ana Michelle Soares, jornalista, paciente com câncer de mama metastático e criadora da página @paliativas – no Instagram, e Sabrina Parlatore, apresentadora, cantora e ativista da causa do câncer de mama. No decorrer do evento haverá um show especial comandado por Margareth Menezes.
Para acompanhar a 9ª edição do Giro Pela Vida e saber mais sobre o câncer de mama, acesse: www.giropelavida.com.br
Serviço:
Live: Giro Pela Vida 9ª Edição – Olha pra Você
Data: 07 de outubro de 2021
Horário: a partir das 16h
Acesso ao evento:
Giro pela Vida: https://www.giropelavida.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/institutoavon
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoAvonOficial
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização não-governamental que se dedica a salvar vidas por meio de ações e iniciativas em prol da detecção precoce do câncer de mama e do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas no Brasil. Desde 2003, tem como missão fortalecer a saúde, a proteção e o empoderamento da mulher. Para isso, conta com a parceria de instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, atuando na produção de conhecimento, articulação e desenvolvimento de projetos e no apoio de iniciativas de impacto transformador e que busquem o engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de R$ 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando mais de 6 milhões de mulheres em todo o País.