Setembro Amarelo: saúde mental do trabalhador e grupos terapêuticos são alguns dos temas abordados em ações da Una Uberlândia

0

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades da campanha aconteceram em Brasília no ano de 2015, e hoje já estão presentes em diversas regiões do país. Em Uberlândia, o Centro Universitário Una, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, realiza nos dias 29 e 30 de setembro, uma programação de ações online, abertas à toda comunidade, voltadas à conscientização da depressão e suicídio, e a importância do cuidado com a saúde mental. Os interessados, podem ter mais informações sobre como participar no link: una.br/setembroamarelounauberlandia .

A coordenadora dos cursos de saúde, Nayara Rúbio Diniz Del Nero, conta que ao total serão quatro atividades voltadas aos alunos e comunidade, sendo uma palestra, uma mesa-redonda, um debate, e um workshop. “Pensamos em formatos de ações diferentes para conseguirmos abordar as temáticas com olhares e enfoques distintos, garantindo um momento de reflexão e conscientização realmente efetivo, trabalhando inclusão e diversidade com todos os participantes”, pontua. Confira a temática e especialistas convidados para comandarem os encontros:

29 de setembro 

  • Debate “Autolesão e suicídio na infância e adolescência” – Horário: 09h

Comandado pela turma de estagiários do curso de  psicologia da Una Uberlândia, o objetivo é discutir com o público a autolesão e suicídio durante a infância e adolescência, desmistificando informações sobre o assunto, e também apontando quais sinais são possíveis identificar e as medidas para ajudar quem precisa.

  • Palestra “Escolho Viver: promovendo o encontro de sentido para a vida e prevenindo o suicídio” – Horário: 19h30

Segundo a Organização Mundial da Sáude, o suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, e no país, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Na contramão destes números, o suicídio pode ser evitado, e para que isso aconteça é preciso informação. Para isso, os professores da Una Uberlândia, Alisson Pontes e Saulo Magalhães, comandam a palestra para discutir os caminhos para encontrar o sentido para a vida.

 30 de setembro

  • Workshop “O papel terapêutico dos grupos: alternativa de prevenção para o suicídio” – Horário: 09h

O workshop receberá de forma presencial os alunos do curso de psicologia da Una, mas contará com transmissão ao vivo para toda a comunidade. O objetivo é trabalhar com os futuros psicólogos o papel e as atuações de grupos terapêuticos, assim como ressaltar com a comunidade que estas iniciativas podem ser ótimas escolhas para quem precisa. Quem comandará o evento é o professor Saulo Magalhães.

  • Mesa Redonda “O sofrimento, o suicídio e o mundo do trabalho: desafios para a Saúde do Trabalhador” – Horário: 19h30

A psicologia também está presente no mundo empresarial, e ações e iniciativas no mundo corporativo voltadas a esta área são de extrema importância para garantir o bem-estar dos colaboradores. A especialista no assunto e também professora da Una Uberlândia, Marta Ajej, é quem comanda a mesa-redonda.

Importante destacar: instituições de apoio e atendimento psicológico

Instituições como o CVV oferecem ajuda 24h por dia, bastando ligar no número 188. O atendimento é feito de forma anônima por voluntários que guardarão sigilo sobre a pessoa. Além disso, também é possível receber atendimento pelo chat do site, por e-mail ou em um posto de atendimento físico. Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, postos e Centros de Saúde) também são instituições que podem ser procuradas em casos de identificação de comportamento suicida.

O setembro amarelo é apenas um mês de conscientização sobre algo que as pessoas devem fazer o ano todo: procurar ajuda e cuidar da saúde mental. 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.