“Uma nação que destrói seu solo, destrói a si mesma”, já dizia o presidente americano Franklin D. Roosevelt. A Prime Agro é norteada por esta afirmação. A Prime, empresa paranaense de fertilizantes, trabalha há 7 anos para deixar um legado para as próximas gerações.
A empresa percebeu a importância de repensar suas práticas agrícolas, pois a perda da biodiversidade, fertilidade, aumentos no uso de insumos e, consequentemente, custos, nos levam a pensar que tipo de agricultura queremos praticar nos próximos anos.
Mário Sahara, agrônomo e Diretor Técnico da Prime, explica: “Somos ‘comedores’ de óleo, uma vez que para cada caloria gerada no alimento, gastamos 10 calorias de insumos. Será que estamos no caminho correto? Após anos de formação profissional tenho a convicção de que a chave transformadora para uma agricultura moderna, de resultados sustentáveis, reside na forma com que tratamos nosso bem mais valioso: o solo. Não de forma genérica ou simplista, mas da real necessidade de restaurar a sua saúde com um profundo entendimento de suas interações químicas, físicas e, principalmente, biológicas”.
Com esse conceito sustentável, a Prime Agro construiu cinco pilares denominados como Agricultura 5.0 com princípios básicos, mas que envolvem disciplina, dedicação e conhecimento, são eles:
1.0 – O solo precisa estar quimicamente equilibrado, disponibilizando os nutrientes de forma adequada, racionalizando o uso de insumos e maximizando o potencial produtivo das culturas.
2.0 – O solo precisa estar fisicamente estruturado, otimizando os espaços para obter 25% de aeração e 25% de umidade relativa. Isso proporciona 20% de pressão parcial de oxigênio, garantindo um sistema radicular robusto e uma atividade biológica de qualidade.
3.0 – O solo precisa estar biologicamente ativado com condições para que a vida do solo entre em equilíbrio, criando uma nova dinâmica com sequestro de carbono, aumento de inimigos naturais e alta biodiversidade.
4.0 – O solo precisa estar plenamente integrado. Seja com policultivo ou animais, de forma a se reciclar carbono e sempre incentivar a vida do solo por meio de contínuo crescimento radicular.
5.0 – O solo altamente rentável. Com os quatro passos anteriores, termos um solo regenerado e vivo, devolvendo racionalização no uso de insumos, minimizando os riscos climáticos, aumentando a produtividade.
Ainda de acordo com o especialista, um solo é sustentável quando esses cinco pontos são respeitados. “Estudamos com muita determinação cada ponto apresentado e queremos levar conhecimento e conceitos para uma agricultura moderna, racional; baseada em regenerar nossos solos e trazê-los de volta à vida”, fala Mário.
Com esse conceito sustentável, a Prime Agro está construindo um agricultura que pensa no agora e que vai impactar de forma positiva as próximas gerações. Não é só saber produzir, mas fazer de forma que o presente e o futuro possam ser beneficiados e a atividade agrícola se perpetue de forma sustentável.
Sobre a Prime
A Prime Agro é uma empresa paranaense com 7 anos de mercado. Voltada para a nutrição vegetal e animal, ela é uma indústria e comercializadora de fertilizantes líquidos e sais minerais com formulações próprias.
Parte dos produtos são produzidos no Brasil e outros especiais são importados da Austrália. É importante ressaltar que, todos os produtos são livres de metais pesados e com garantia no rigor de controle de qualidade durante a fabricação.
Ela ainda conta com departamentos técnicos de pesquisas altamente qualificados e focados no monitoramento e controle durante todo o ciclo produtivo. Com isso, ajudam os produtores na tomada de decisões em seus diagnósticos, reduzindo riscos, otimizando recursos e aumentando a rentabilidade.