Cursos de tecnologias da Uniube Uberlândia realizam atividades extracurriculares durante todo o semestre

0

Além de manter o foco dos universitários, maratonas servem para atrair a atenção da comunidade externa

Com o objetivo de manter as atividades extracurriculares durante a modalidade remota e potencializar o aprendizado dos alunos, a Uniube Uberlândia realizou diversas atividades virtuais neste semestre. Palestras com profissionais renomados, maratonas e olimpíadas foram algumas das tarefas complementares elaboradas e fornecidas pelos coordenadores e professores da Uniube.

A primeira maratona aconteceu em abril e foi destinada aos alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Elétrica. Foi utilizada a plataforma URI Online Judge, que contém mais de 1000 problemas, divididos em 8 categorias. Assim, os professores conseguem criar competições e acompanhar os progressos dos estudantes, dando feedback em tempo real.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, professora Luciene Chagas de Oliveira, a ideia principal do projeto é chamar a atenção do mundo empresarial, incentivar os discentes para o mercado de trabalho e despertar o interesse de alunos externos nas áreas de Computação e Tecnologia da Informação. “Além disso, a Maratona de Programação também estimula o raciocínio lógico, promove o desenvolvimento pessoal e a diferenciação no mercado de trabalho e permite adquirir novos conhecimentos”, finaliza a docente.

“Foi ótimo ter tido a oportunidade de participar da maratona de programação, devido à competitividade e à possibilidade de me desafiar cada vez mais a sempre ter um objetivo para melhorar. Essa foi uma das coisas de que mais gostei no curso”, disse o universitário da Uniube, Gabriel Moreira Rodrigues.

A segunda maratona foi destinada à comunidade externa e aconteceu no mês de junho, com o objetivo de introduzir os princípios básicos da programação a estudantes do Ensino Médio e pessoas da comunidade interessadas. Esse projeto contou com os professores Stéfano B. V. Vita, Eduardo C. Oliveira, Eldane V. Junior e Luciene C. Oliveira.

“Estou iniciando na área da programação agora, tenho pouca experiência, e achei uma ótima oportunidade começar com este curso de programação da Uniube. Gostei bastante da abordagem do conteúdo, os professores são bastante atenciosos e explicam bem a metodologia da Uniube na área da tecnologia”, declarou um dos estudantes da comunidade externa.

A programação é um dos pilares para o desenvolvimento das tecnologias da informação e auxilia na resolução de problemas do mundo atual. “Com a adesão maciça da população ao mundo digital, o treinamento em programação de computadores abre as portas para um mercado amplo e promissor, além de ser um ponto importante no currículo do aluno participante”, afirma o coordenador dos Cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da Uniube Uberlândia, professor Stéfano Vale Vita.