segunda-feira, agosto 2, 2021
Home Eventos EMCANTAR inic...

EMCANTAR inicia temporada de espetáculos e oficinas gratuitas

Ações fazem parte das comemorações de 25 anos da Cia e iniciam com o espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha na próxima quinta-feira (08/07).

Fazendo arte e encantando pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. E é assim também que irá comemorar seus 25 anos de história: oferecendo ao público uma temporada inédita com seus melhores espetáculos, além de oficinas para dezenas de educadores. Tudo gratuito!

Com duas frentes de atuação, o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL, a Cia já impactou mais de 400 mil pessoas em oficinas de formação, apresentações artísticas, produtos artísticos do EMCANTAR e produtos artísticos-pedagógicos do EMCANTAR SOCIAL. Nesta nova temporada espera ultrapassar os limites alcançados até agora, uma vez que a exibição dos espetáculos será online devido à pandemia e com isso a oportunidade de apreciar um belo espetáculo cênico-musical se estenderá para pelas fronteiras de Minas Gerais e Brasil afora para todo o público.

“Apesar de sentirmos falta do contato presencial, estamos aproveitando o que a tecnologia nos oferece para ampliar o acesso à arte. Hoje, temos pessoas de vários países nos acompanhando nas redes sociais e assistindo nosso trabalho pelo Youtube”, comenta Ana Lopez, que é diretora executiva do EMCANTAR também artista e educadora.

Ao todo, serão quatro espetáculos apresentados nos meses de julho e agosto e voltados para a família: A nova estória da Dona Baratinha; A cigarra e a Formiga; Entredentes; e Os Saltimbancos – quatro sucessos do Grupo EMCANTAR que desta vez poderão ser vistos através das telas gratuitamente por qualquer pessoa.

Na vertente social, o EMCANTAR já envolveu mais 20 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade beneficiados em mais de 100 projetos de formação, pelos quais já foi contemplado com 10 títulos e premiações.

Sendo assim, nesta temporada de comemoração aos 25 anos da Cia, não poderiam também faltar ações educacionais. Por isso, quatro cidades da região do Triângulo Mineiro serão contempladas com oficinas para cerca de 120 educadores da rede pública de ensino infantil e fundamental. “Araxá, Romaria, Monte Carmelo e Cascalho Rico receberão nossas oficinas, cujo objetivo é compartilhar com professores e educadores nossa experiência que está sistematizada na Pedagogia do Encantamento com metodologias já reconhecidas que mesclam arte e educação”, acrescenta Nayara Fernandes, produtora executiva do grupo.

A temporada de espetáculos e oficinas está sendo viabilizada com apoio do SICOOB Aracoop, realização da Cia. Cultural EMCANTAR e patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais.

Confira cronograma da temporada de 25 anos do EMCANTAR:

 Oficinas gratuitas online para educadores: 

Araxá – 06/07

Romaria – 03/08

Cascalho Rico 10/08

Monte Carmelo- 17/08

Espetáculos online para todos no Canal EMCANTAR no Youtube sempre às 19h

08/07 – A Nova Estória da Dona Baratinha

05/08 – A Cigarra e a Formiga

12/08 – Entredentes

19/08 – Os Saltimbancos

Sinopses dos espetáculos:

A Nova Estória da Dona Baratinha

Abram alas para a Dona Baratinha! Em uma releitura contemporânea do clássico infantil, ela vem moderna, cheia de graça e de canto, acompanhada de seu Maestro e o Senhor Narrador! Um espetáculo interativo, alegre e inédito, que se contextualiza no duelo entre o Senhor Narrador, insistente em contar a estória tradicional, e Dona Baratinha, que tem sonhos e muitos planos! No decorrer do espetáculo, o público ajudará a solucionar essa nova estória.

A Cigarra e a Formiga

A conhecida fábula de Esopo, A Cigarra e a Formiga, ganha uma nova versão do Grupo EMCANTAR neste musical infantil que mescla a força e a poesia do trabalho, do canto e do ofício de ser artista. De um lado, uma formiga sertaneja e trabalhadeira. Do outro, uma sábia cigarra cigana que gosta de cantar. Ambas enfrentando seus desafios e aprendendo a viver a vida com suas constantes transformações. Inspirada também na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com canções autorais e arranjos inéditos o espetáculo conduz o público às estações do ano e ao universo curioso dos dois animais.

Os Saltimbancos

Neste espetáculo, o Grupo EMCANTAR apresenta sua divertida e educativa releitura da obra adaptada por Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti e músicas adicionais de Chico Buarque, com arranjos e interpretações próprias. Quatro bichos fogem de seus patrões e resolvem formar um conjunto! Em uma aventura divertida e emocionante eles passarão por apuros e vão conhecer a importância da amizade, da solidariedade e do trabalho em equipe.

ENTREDENTES

Espetáculo baseado na obra autoral ENTREDENTES, composta inicialmente por um livro de poemas visuais, um CD com 18 faixas e um DVD com 11 videopoemas. No palco, ENTREDENTES tornou-se em grande parte um musical que mescla também performances literárias e visuais, onde a língua é brinquedo de descobrir obviedades de si mesma. Um convite para se lambuzar numa degustação que mescla sensação e emoção, no momento em que a obra dialoga intensamente com a realidade atual, na qual o digital predomina e a arte pede licença para entrar em casa e contagiar a todos com alegria e encantamento.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes