Accor reinventa a hotelaria e adota SAP Business One com foco na eficiência operacional

0

Grupo líder em hospitalidade estima redução de 30% nos custos de back-office com a adoção do ERP

Fazer a gestão de um hotel não é nada simples. Com funcionamento em horário integral em todos os dias do ano, a operação demanda uma série de atividades de back-office a fim de garantir uma experiência única para cada cliente, que vai do agendamento até o check-out. No intuito de melhorar ainda mais a eficiência de sua gestão, a Accor, um grupo líder global em hospitalidade, dona de marcas como ibis, Novotel, Pullman e Sofitel, acaba de implementar o SAP Business One, solução ideal em ERP para empresas em crescimento.

Segundo Mauro Rial, CFO e Compras Accor América do Sul, a empresa já vinha passando por um processo de transformação nos últimos anos, que só se intensificou com a pandemia. “O setor hoteleiro vem sendo desafiado por novos entrantes, o que nos estimula a aumentar nossa eficiência operacional por meio da tecnologia. Com a adoção do SAP Business One, a expectativa é reduzir os custos no sistema de back-office em 30%”, anseia.

A economia é simples de entender. Antes, a Accor contava com uma série de sistemas heterogêneos e desintegrados, o que dificultava a operação e gerava retrabalho. “Com um sistema de gestão único, capaz de atender a todas as nossas demandas, conseguiremos ter uma equipe mais analítica em vez de operacional. Teremos muito ganho de produtividade, eliminação de falhas e mais segurança nas operações”, defende o Diretor de TI Accor América do Sul, Marcelo Salomão.

A escolha pelo SAP Business One se deu de forma natural. Líder mundial em ERP, a empresa apresentou a melhor oferta por um preço altamente competitivo. “A equipe não nos vendeu apenas uma solução, ela nos direcionou para a criação de um projeto de gestão e governança adequado ao nosso negócio e às nossas estratégias de crescimento. A força e a presença da marca nos países onde atuamos foi decisiva para essa escolha”, destaca o diretor de TI.

Inicialmente, o projeto considera a implementação do SAP Business One em toda a América do Sul, na sede administrativa e nos centros de serviços compartilhados, que englobam cerca de 40% dos hotéis da rede. Depois, a intenção é levar a solução também para as filiais e franquias. Nesse momento, o foco está em países como o Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. “Com a integração do sistema, teremos um ganho muito grande na gestão tributária, visto que cada país tem uma complexidade diferente e o ERP já integra a legislação específica de cada um, promovendo mais segurança jurídica e fiscal”, completa Rial.

Essa tranquilidade certamente fará diferença nos planos de expansão da empresa. A Accor pretende abrir 30 novos hotéis em 2021, com foco nos segmentos de luxo e lifestyle, além da estratégia de expansão em franquias. Com um ERP mais completo e integrado, o crescimento será favorecido. “O SAP Business One tem robustez para nos acompanhar em vários países. Ele nos permite escalar o negócio sem aumentar a complexidade da gestão. Sem dúvida, isso traz mais confiança, eficiência e sustentabilidade para o negócio”, acrescenta Salomão.

Para Daniel Cabrera, diretor da divisão de Business One na SAP Brasil, “esse projeto demonstra o potencial do ERP inteligente para que as empresas, dos mais variados tamanhos e segmentos, possam realizar a digitalização efetiva de seus negócios com processos mais ágeis, produtivos e seguros, proporcionando uma melhor experiência aos seus colaboradores e clientes.”

A parceria estratégica com a Accor reflete a necessidade de acompanhar a alta velocidade da mudança que está acontecendo no mundo. “Projetos de co-criação são fundamentais para impulsionar a evolução dos negócios, inovando mais e mais rapidamente. Desenhamos uma solução conjunta, capaz de acompanhar os principais movimentos e tendências do mercado. O SAC (SAP Analytics Cloud) e a Concur (gestão de viagens e despesas) fazem parte do escopo conectados ao Business One”, finaliza Cabrera.

A implementação está sendo conduzida pela consultoria ManyMinds Gold Partner SAP, verticalizada no setor hoteleiro, food & bevarage e serviços.

Sobre o SAP Business One:

https://www.sap.com/brazil/products/business-one.html

A SAP é a maior empresa de ERPs do mundo. O SAP Business One é a solução ideal para empresas em crescimento. Presente em mais de 190 países, possui mais de 70 mil clientes, tendo mais de 1 milhões de usuários. No Brasil, mais de 7 mil empresas já utilizam as soluções do SAP Business One.

Sobre a Accor:

A Accor é um grupo líder global em hospitalidade, composto por mais de 5.100 propriedades e 10.000 locais de comidas e bebidas em 110 países. O grupo tem um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados e totalmente integrados do setor, abrangendo marcas de luxo e premium; ofertas de classe média e econômica; conceitos de estilo de vida exclusivos; locais de entretenimento e vida noturna; restaurantes e bares; residências privadas de marca; propriedades de acomodação compartilhada; serviços de concierge; espaços de co-working e muito mais. A Accor também possui um portfólio incomparável de marcas distintas e aproximadamente 260.000 membros de equipe em todo o mundo. Mais de 68 milhões de membros se beneficiam do abrangente programa de fidelidade da empresa  ALL – Accor Live Limitless – um companheiro de estilo de vida diário que oferece acesso a uma ampla variedade de recompensas, serviços e experiências. Por meio das iniciativas Planeta 21 – Acting Here, Accor Solidarity, RiiSE e ALL Heartist Fund, o grupo está focado em impulsionar ações positivas por meio da ética nos negócios, turismo responsável, sustentabilidade ambiental, engajamento comunitário, diversidade e inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA está sediada na França e listada publicamente na Bolsa de Valores Euronext Paris Stock Exchange (código ISIN: FR0000120404) e no Mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter mais informações, visite o site group.accor.com ou siga a  Accor no TwitterFacebookLinkedIn e Instagram.