CVV: inscrições para curso preparatório de novos voluntários vão até amanhã (24)

0

Voluntários irão atuar nos postos CVV de Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Ipatinga, Juiz de Fora e Alfenas; aulas serão ministradas dias 26 e 27 de junho.    

Com o objetivo de reforçar o atendimento ininterrupto por 24h diárias, disponibilizando mais voluntários para conversar com quem sente que precisa de ajuda com seus sentimentos e emoções, independentemente do contato físico, o Centro de Valorização à Vida (CVV), que atua com base no contato humano como forma de apoio emocional, prevenção do suicídio e manutenção da saúde das pessoas, lança a campanha  #TamoJunto, visando ampliar a capacidade de novos voluntários e o atendimento às pessoas nos Postos CVV de Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Ipatinga, Juiz de Fora e Alfenas. As inscrições vão até amanhã, dia 24 de junho.

Para compor esse time solidário, basta ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas que precisam conversar de maneira sigilosa. Não é necessário formação específica além do curso que o CVV oferece, pois a entidade realiza apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico. “Nossas atividades são todas realizadas por voluntários devidamente preparados, com ênfase nas relações humanas. É uma conversa de uma pessoa com outra pessoa, sigilosa e anônima,” enfatiza Adriana Rizzo, voluntária do CVV há mais de 20 anos.

Inscrições

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo Sympla: link https://bityli.com/s1KBo

Aos interessados em entender melhor o que é se tornar um voluntário do CVV, há um vídeo de dois minutos que explica o assunto – https://www.youtube.com/watch?v=fMj8IQ44yW4

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV: O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2020 foram realizados por cerca de 4.000 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais (temporariamente suspensas devido à pandemia), como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/), frentes essas que geraram 2,8 milhões de contatos em 2019. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Sobre o suicídio 

* O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, dia mundial de prevenção do suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

* Dados do Ministério da Saúde.