Casa Thomas Jefferson e EducaMídia promovem, nos dias 17 e 24 de junho, discussões sobre a importância do trabalho jornalístico e como ele pode beneficiar até mesmo o desempenho de estudantes do Ensino Médio
O trabalho da imprensa é fundamental em qualquer país democrático. O jornalismo livre e independente combate a desinformação, expõe injustiças e desnuda a corrupção. Pode até mesmo salvar vidas. Mas o jornalismo clássico, aquele feito apenas pelas redações de grandes jornais, mudou drasticamente. A internet e, principalmente, a popularização dos smartphones alteraram sobremaneira a relação das pessoas com a informação, possibilitando a fusão dos papéis de consumidor e produtor dos conteúdos.
Para discutir esse e outros temas, a Casa Thomas Jefferson e o Programa de Educação Midiática (EducaMídia) do Instituto Palavra Aberta promovem a oficina virtual interativa e gratuita Jornalismo e Liberdade de Imprensa, nos dias 17 e 24 de junho, das 16h às 18h. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Nos dois dias de oficina, voltada para estudantes do Ensino Médio, será mostrado, com muita interatividade, como o método seguido por repórteres para encontrar e confirmar informações é útil em vários momentos da vida, independentemente da profissão que escolhida.
Jornalistas investigam, entrevistam, confrontam e analisam informações, fazem perguntas que incomodam e, então, produzem reportagens sobre os mais diversos assuntos. Muitas vezes, são eles que revelam situações ou problemas que, sem o trabalho da imprensa, ficariam escondidos do olhar público. Essa função de fiscalizar e cobrar é muito importante em uma democracia. Mas também sabemos que, hoje, todos são um pouco jornalistas.
Imagine se você está andando pela rua e flagra uma situação de violência? Ou presencia algum tipo de injustiça? Se tiver um celular em mãos, você pode documentar a cena e, com as redes sociais, publicar o que aconteceu. Esse tipo de participação pode ampliar a cobertura do fato que está sendo feita pelos jornalistas profissionais e até dar mais autenticidade ao que é noticiado. É o chamado jornalismo cidadão, que traz muitas oportunidades, mas também alguns desafios.
As oficinas vão abordar estes e vários outros assuntos relacionados ao jornalismo e à liberdade de imprensa. Os participantes vão descobrir como até mesmo as pesquisas escolares e projetos de investigação e construção de conhecimento poderão se beneficiar com a postura jornalística. Os participantes que tiverem presença nos dois encontros e concluírem as atividades do curso receberão certificado emitido pela Casa Thomas Jefferson.
Inscreva-se e participe!
Oficina Virtual Interativa – Jornalismo e Liberdade de Imprensa – Quando: dias 17 e 24 de junho, das 16h às 18h – Público: estudantes do Ensino Médio – Inscrições: https://bit.ly/2RSXZdY |