Como reduzir gastos com o consumo de energia?

0

Em meio à crise econômica e de saúde pública imposta pelo Coronavírus, falar em reduzir gastos com o consumo de energia é mais do que necessário. Com a paralisação de serviços não primordiais e a orientação para “ficar em casa”, um dos setores mais afetados no Brasil foi o de energia elétrica.

Para completar, agora em junho, com a previsão de um período seco mais rigoroso, a agência reguladora do setor precisou acionar a bandeira vermelha patamar 2, uma vez que o cenário de reservatórios reduzidos desfavorece a produção de energia pelas hidrelétricas.

Na prática, a tarifa de energia elétrica para o consumidor final terá um acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. Diante disso e do período de extrema exceção que estamos vivendo, os consumidores precisam redobrar a atenção, planejar o consumo e rever hábitos individuais e coletivos do dia a dia.

Mas quem são os vilões do consumo de energia? Aquecedor, ar-condicionado e chuveiro estão entre os principais. No caso desses equipamentos, a orientação é diminuir o tempo de uso, manter a função “modo econômico” e controlar a temperatura (nem frio nem calor excessivos).

A geladeira também lidera o topo da lista. Assim sendo, a sugestão é evitar que o equipamento seja aberto a toda hora e esperar que o alimento esfrie para colocá-lo em refrigeração, já que, quente, o motor precisará de maior força para regular a temperatura. Uma outra dica é impedir a sobrecarga da tomada com vários aparelhos, manter as instalações elétricas revisadas, adquirir equipamentos com selo de escala de consumo e desligar os produtos sem uso do interruptor.

Com o crescimento da demanda por equipamentos que tragam eficiência, segurança e, principalmente, despesas menores, a Stemac, maior especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, tem ampliado seu leque de serviços, oferecendo soluções customizadas para os mais diversos segmentos do mercado, abrangendo diferentes níveis de necessidades, oferecendo produtos mais versáteis e garantindo maior eficácia na relação custo-benefício aos seus clientes.

Os grupos geradores da Stemac fornecem equipamentos eficazes e imediatos, capazes de garantir o pleno funcionamento das atividades durante 24 horas, o que é imprescindível neste momento, principalmente para as prestadoras de serviços essenciais, como hospitais, supermercados, postos de combustíveis e ramo farmacêutico, e para os condomínios residenciais, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

É importante que as pessoas adotem um comportamento consciente e assumam o compromisso diário de evitar o desperdício de energia, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termoelétrica. Só assim poderemos diminuir o custo total da produção de energia e, consequentemente, ajudar a mitigar os impactos ambientais.

Valdo Marques é Vice-Presidente Executivo da Stemac, empresa que oferece soluções em Grupos Geradores comercial, empresarial e industrial