Hotel Nacional, administrado pela WAM Brasil, faz parceria comercial com VOA Hotéis

0

A startup está à frente da gestão comercial, de distribuição e performance do empreendimento desde março

A VOA Hotéis anunciou nesta terça-feira (01) que assumiu a administração comercial, de distribuição e performance do Hotel Nacional, do Rio de Janeiro, em março deste ano. A startup entrou na gestão comercial em parceria com a WAM Brasil, que já liderava a operação integral do empreendimento, numa negociação que durou três meses. Com isso, a empresa segue atuando nas áreas de costumer success, marketing, conteúdo, distribuição, perfomance e vendas B2B do hotel.

Fundada em 2019, a VOA usa um modelo de negócios baseado na venda de uma rede hoteleira focada em gestão tech, levando tecnologia e expertise comercial para dentro dos hotéis. Para o Hotel Nacional, a startup já implementou uma central de com 0800 exclusivo, uma estrutura robusta de departamentos, reformulou o website e estabeleceu uma conexão mais forte com os hóspedes por meio das redes sociais. De acordo com Karol Garrett e head comercial da VOA, uma estrutura foi contratada com profissionais dedicados, objetivando inicialmente quadruplicar o número de canais de venda integrados ao empreendimento:

“Temos um núcleo de 12 pessoas cuidando da administração comercial do hotel. A equipe está fazendo relacionamento comercial com as OTAs, definindo estratégias, precificação, buscando parceria com influenciadores, promovendo campanhas de interação com o público e captando clientes através da central de vendas exclusiva”, conta a gestora.

O time tem DNA hoteleiro e grandes nomes da indústria no currículo. Uma deles é Barbara Maia, gerente de contas tour & travel, que passou por redes como Fairmont e Sofitel, e é responsável pela captação de agências de viagens e por aumentar o share de vendas no segmento. Paulo Benzi, ex-Blue Tree Hotels, Eco Resort de Angra, entre outros nomes da hotelaria no Rio, hoje está à frente da distribuição online, fazendo relacionamento com OTAs para fomentar as vendas, sempre buscando novas oportunidades de negócios. Outro destaque da equipe é Ramon Florião, líder do departamento comercial, ex-rede Starwood (atual Marriott), Atlantica Hotels e Hilton. Florião faz a gestão do segmento B2B nas áreas tour & travel, MICE e corporativo.

Com mais de dois meses de operação no Nacional, a VOA já consegue trazer o aumento de alguns indicadores. A startup já mais que duplicou o alcance de vendas, ou seja, a base de clientes do hotel, o que fortalece muito o objetivo de ampliar o leque de distribuição online e offline. Garrett explica ainda que a equipe está focada em aumentar a venda direta da hospedagem.

“Através do 0800 exclusivo, a gente metrifica todos os parâmetros de desempenho, entre ligações recebidas, taxa de conversão e prospecção ativa de novos clientes. Estamos também fazendo atendimento via Whatsapp e Chat Box e, além disso, ativamos fortemente o website e instagram do hotel como canais relevantes de vendas”, completa.

A VOA também está desenvolvendo um aplicativo de interação para os hóspedes do hotel e ainda um dashboard em tempo real, onde os gestores do Hotel Nacional poderão acompanhar todas as atualizações de performance do empreendimento.

 

Referência da hotelaria brasileira

Famoso edifício projetado por Oscar Niemeyer, o Hotel Nacional está localizado em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. Desde setembro de 2019, o estabelecimento é administrado pela WAM Brasil, uma das maiores comercializadoras de contratos de multipropriedades do mundo.

Construído em 1972, o hotel se destacou na cena carioca nas décadas de 1970 e 1980. Após um longo período fechado, o edifício de 34 andares e 413 apartamentos foi modernizado e funcionou sob administração do Gran Meliá entre 2016 e 2018. Agora, mais um capítulo da história inicia com a experiência da VOA Hotéis em tecnologia e turismo.