Obesidade Infantil: Escritora dá dicas para incentivar alimentação saudável dos pequenos

0

Autora Isa Colli fala sobre seu livro “Luke, o Macaco Atleta”, e a experiência na criação de seus filhos

Em junho comemora-se o Dia da Conscientização Contra Obesidade Infantil, uma data que muitos pais podem aproveitar para refletir sobre a alimentação de seus filhos. A jornalista e autora de livros infantis Isa Colli conta que, como mãe, sempre se preocupou com a alimentação de seus dois filhos e, agora, como escritora, busca levar as mensagens de conscientização, de forma lúdica, aos seus leitores.

Em “Luke, o Macaco Atleta”, Isa transmite uma mensagem sobre alimentação saudável, com a proposta de despertar nas crianças um interesse por se alimentar bem.

O protagonista Luke, um macaco muito preocupado com a sua saúde, encanta os pequenos leitores. Todos os dias, ao acordar, alimenta-se de forma saudável, além de praticar exercícios. Sempre curioso, resolveu conhecer uma floresta do outro lado das montanhas, que nutria uma lenda antiga sobre a existência de animais obesos. Surpreso com o que vê, Luke se reúne com animais de outras espécies e juntos, percorrem o mundo ensinando a todos como ter uma vida saudável.

Na história, Luke percorre a Europa levando o alerta contra a obesidade infantil. Nesta viagem imaginária, a garotada poderá aprender também as diferenças culturais dos países, mostrando como somos ricos em culturas e diferenças.  Ao final do livro, os pequenos se surpreenderão com um jogo de tabuleiro, que traz uma trilha de hábitos saudáveis, que fará a meninada se divertir ainda mais após a leitura.

A obesidade entre as crianças é um problema mundial, que pode desencadear doenças como diabetes e hipertensão, comprometendo a qualidade de vida. “O livro Luke, o macaco atleta” é um dos meus xodós, pois traz essa preocupação e ensinamentos de uma forma leve, mas ao mesmo tempo muito informativa.

A autora aproveita a data para dar algumas dicas de incentivo a alimentação saudável das crianças, confira:

1 – Criança precisa comer de tudo – Nós temos o poder de orientar e direcionar os hábitos de nossos filhos. Logo na infância é importante introduzir alimentos saudáveis, para que se acostumem;

2 – Invista em sucos naturais – Uma ótima maneira de fazer com que eles gostem de alimentos naturais são os sucos. Procure frutas doces que funcionem sem açúcar, como: Laranja, melão, abacaxi e maçã. Não há nada melhor, do que o doce natural das frutas.

3 – Capriche na produção dos pratos – “Eu sempre amei montar comidinhas bonitas para os meus filhos, sempre funciona. Sabe aquelas saladinhas que podem se transformar numa linda carinha? Esse é o caminho”, disse Isa Colli.

4 – Use a literatura como um “espelho” – Todos desejamos nos espelhar em algo ou alguém. Contar histórias que tenham crianças falando de alimentos saudáveis ajuda a inspirar.

5 – Vida saudável é uma busca diária – “sim, tem criança que não é fácil. Mas, é no dia a dia que elas aprendem. Se sempre tiverem em seu prato bastante cor, irão se acostumar”, completa Isa.

Se você deseja encontrar obras como “Luke, o Macaco Atleta” para inspirar seu filho, essa obra e todos os títulos da editora Colli Books podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book, como nas lojas: Amazon, Shoptime, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros.

https://www.collibooks.com/produto/luke-o-macaco-atleta-impresso/