Mostra Nacional de Teatro de Uberlândia acontece de 07 a 16 de junho

0

Produções locais e de outras regiões serão transmitidas pelo canal do Youtube da ATU. Programação, que inclui oficina com premiado dramaturgo, pode ser conferida nas redes sociais da associação.

A Mostra Nacional de Teatro de Uberlândia é considerada um dos projetos mais relevantes da ATU – Associação de Teatro de Uberlândia, mobilizando a cidade durante os seis anos em que ocorreu de forma contínua. 

“Com a retomada do projeto, sua 7ª edição irá oportunizar ao público o acesso a produções locais e de outras regiões e, aos artistas, um espaço potente de intercâmbio de ideias, estéticas e linguagens que têm sido elaboradas para um ambiente virtual, além de valorizar de forma digna os trabalhos selecionados para a participação do evento, contribuindo financeiramente com os artistas, sendo assim, mais uma forma de auxílio nesse momento de pandemia. Nesse sentido, essa edição será realizada de forma online aumentando ainda mais sua abrangência e alcance, tornando a Mostra um evento ainda mais acessível. Vale lembrar que essa edição foi viabilizada por meio da Lei Federal Aldir Blanc – SECULT MG”, afirma Cláudia Cristina, presidenta da ATU.

A PROGRAMAÇÃO

A programação foi criada por meio de seleção de artistas e grupos que se inscreveram por meio de edital, acolhendo produções de Uberlândia/MG, Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Salvador/BA e Campinas/SP. “A curadoria prezou pela qualidade das propostas artísticas apresentadas, com liberdade para que os artistas propusessem a plataforma online que melhor acolhesse o espetáculo. Assim, teremos uma Mostra composta por 03 cenas curtas, 03 performances, 01 escola de teatro, 09 espetáculos. Além dos espetáculos, será realizada uma oficina com um renomado dramaturgo brasileiro”, detalha Cláudia.

OFICINA GRATUITA. INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 08/06.

Com o tema PROCESSOS CRIATIVOS EM DRAMATURGIA, a oficina acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 19h às 22h, através da plataforma Zoom, para membros associados à ATU com filiação em dia, residentes em Uberlândia. Interessados em se filiar, podem entrar em contato com a ATU pelas redes sociais.

O convidado para ministrar a oficina é o reconhecido dramaturgo e encenador, Marcio Abreu, que propõe dispositivos de leitura e escrita a partir de um conjunto de referências em linguagens plurais e das dramaturgias de suas criações mais recentes.  “A ideia é a prática da escrita a partir de contextos e perspectivas singulares e o contato com ferramentas que possam ampliar o olhar e a escuta para o mundo, convertendo-os em matéria de criação. A oficina é organizada nos campos teórico e prático e inclui procedimentos individuais e coletivos, e é destinada a estudantes e profissionais das artes vivas e áreas afins”, explica Abreu.

Mais sobre Marcio Abreu

Marcio Abreu teve, em sua formação, experiências fundamentais na EITALC – Escola Internacional de Teatro da América Latina e do Caribe, o que proporcionou a vivência de processos formativos em diversos países latino-americanos. É formado em direito pela Universidade Federal do Paraná.  Dramaturgo, diretor e ator, natural do Rio de Janeiro, fundou e integra a companhia brasileira de teatro, sediada em Curitiba. Seu trabalho é focado na articulação e criação de novas escritas para a cena e na interseção entre os diversos campos da arte. Realiza ateliês e workshops de dramaturgia, encenação e processos criativos em diversos festivais e instituições. Foi orientador do núcleo de encenação do Sesi-PR e do de dramaturgia do Sesi-SP. Recebeu inúmeras indicações e prêmios por suas criações (Shell, Bravo, APCA, Questão de Crítica, APTR, Cesgranrio). Tem artigos em revistas especializadas e peças publicadas por várias editoras. Traduzido e publicado também na França, escreveu em parceria com o diretor francês Thomas Quillardet, e entre seus muitos trabalhos estão parcerias com Renata Sorrah, Andreão Beltrão e Camila Pitanga. Desde 2016, é curador do  Festival de Teatro de Curitiba.

Mais sobre a ATU

A Associação de Teatro de Uberlândia – ATU surgiu em 1981 em Uberlândia-MG e desde então tem exercido importante papel para a classe artística da cidade, fomentando e viabilizando práticas, principalmente na área do Teatro, através da representatividade da classe artística teatral local, execução de projetos que abrangem apoio à montagens, realização de festivais e mostras, capacitação e atividades formativas. Além disso, mantém sua sede na Casa de Experimentações Artísticas, espaço cultural cedido pela Secretaria Municipal de Cultura, possibilitando a utilização do mesmo aos grupos e artistas da cidade para ensaios, oficinas, apresentações artísticas, reuniões, assembleias e demais necessidades, contribuindo e incentivando com a produção cultural local.

SERVIÇO:

7ª MOSTRA NACIONAL DE TEATRO DE UBERLÂNDIA – 07 a 16 de junho de 2021

INCENTIVO: Lei Federal Aldir Blanc, EDITAL nº 16/2020 – DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE MOSTRAS E FESTIVAIS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. 

CANAL DE EXIBIÇÃO: Youtube Associação de Teatro de Uberlândia

CANAIS DE COMUNICAÇÃO:  Instagram @atu.udi e facebook Associação de Teatro de Uberlândia