Xô bafinho! Sofre com o mau hálito do seu pet?

0
Crazy happy. Husky companion dog is posing. Cute playful white grey doggy or pet playing on white studio background. Concept of motion, action, movement, pets love. Looks happy, delighted, funny.

Cinco dicas para manter o hálito agradável e os dentes saudáveis em casa

Quem é que não gosta de chegar em casa e ser recebido com muito amor e lambeijos? É uma delícia, mas nem sempre dá para encarar o bafinho do animalzinho, né? A dra. Caroline Mouco, do VET Popular, dá dicas para acabar com o problema.

As causas do mau hálito geralmente estão associadas ao acumulo de tártaro e a falta de higiene bucal. Assim como os humanos, ao ingerir alimentos é natural que exista o acúmulo de resíduos entre os dentes e gengivas e se não for higienizado, o excesso de tártaro entre outras bactérias podem gerar o mau hálito. Se mesmo com a escovação frequente o animal continua com o mau hálito, é provável que exista outros problemas associados, porém, apenas uma avaliação médica é capaz de diagnosticar.

Mas se o pet já passou por uma avaliação e não foi constatado nada de anormal, algumas estratégias caseiras podem contribuir com o cheirinho agradável na boca do seu bichinho.

1 – Exceto algumas raças que requerem cuidados mais específicos, os animais precisam de escovação ao menos uma vez por semana, com pasta e escova própria para eles;

2- Rações secas e ossinhos ajudam na retirada do tártaro, isso porque possuem uma textura dura e que em contato com o dente durante a mastigação, contribui para a retirada do tártaro;

3- Incluir em uma das refeições uma pequena quantidade de salsa ou fazer uma infusão de salsa para espirras uma vez ao dia na boca pode ajudar. É importante ressaltar que nunca é recomendado o exagero. Uma vez, em pouca quantidade é o suficiente;

4- Ofereça ao seu animal cenoura crua. O fato de roer pode ajudar na eliminação de tártaro, além de contribuir com a saúde do cão, por conta dos nutrientes existentes nela;

5- Mantenha a água do animal sempre fresca e higienize diariamente as vasilhas. A água fresca e potável ajuda na eliminação de restos de alimento na boca do animal.

Com essas ações simples, o hálito do seu animalzinho vai melhorar muito e permitindo uma vida mais feliz e saudável para eles e  para seus tutores.

A Dra. Caroline Mouco está a disposição para falar sobre problemas de saúde que podem gerar mau hálito ou problemas bucais que geram problemas de saúde.