Não importa a situação, os animais de estimação oferecem companhia e carinho a seus donos. Em tempos de isolamento social, a Associação de Proteção Patas Para Você reforça que essa parceria positiva se faz cada vez mais necessária à saúde emocional das pessoas.
A sensação de solidão, agravada pelo isolamento na pandemia, pode levar a quadros de ansiedade, estresse e depressão. Os cães e gatos, desde sempre -e mais do que nunca -atuam como bons companheiros, exercendo grande influência no bem-estar e na autoestima de quem convive com eles. Não por acaso existem diversas terapias em que os animais oferecem suporte emocional. O bem que o pet faz à saúde mental é comprovado cientificamente.
De acordo com um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com 2 mil pessoas que têm pets em casa, 74% relataram uma melhora na saúde emocional por conta da relação com seu animal de estimação. Outros 75% disseram notar melhora da saúde mental de um amigo ou familiar relacionada à presença de um animal de estimação.
A presença de um amigo pet, além de amenizar a sensação de isolamento, transmite sensações positivas ao organismo humano. O convívio com eles estimula a produção e a liberação de endorfina e serotonina, o que proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. A maneira pura como os pets costumam cuidar de seus donos também influencia. Sabe-se que o cérebro humano é capaz de reconhecer um gesto sincero, portanto, os benefícios dessa convivência tornam-se amplamente positivos.
As atividades diárias também se ampliam ao ter a companhia do pet. Com um cachorro, por exemplo, é possível passear no parque e criar brincadeiras interativas. Os cães proporcionam ainda o benefício adicional de estimular as pessoas a praticar atividades físicas e, muitas vezes, vivenciar novas situações sociais. Já os gatos gostam de ficar no mesmo cômodo em que seus donos e podem até esquentar os pés no frio.
Os animais também possuem capacidade emocional para sentir medo, alegria, e criar uma relação empática com seus donos. Estabelece-se, assim, uma relação de confiança e suporte emocional, capaz de diminuir a ansiedade e trazer conforto. Por todas essas razões o vínculo entre os pets e humanos é tão forte, a ponto de significar um salto de qualidade na saúde mental de quem adota um animal de estimação.