O meu leite materno está sobrando, como faço para doar?

0

Doar leite é um ato de doar vida. Isso porque um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. E, se depender do peso do prematuro, um ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê) mais leite é produzido.

E o incômodo que a mama cheia proporciona, pode ser aliviado com esse gesto de amor que é a doação de leite materno.

O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Ao doar leite materno você nutre crianças impossibilitadas de consumir o leite da própria mãe.

Hoje, dia 19 de abril é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, por isso conversamos com a Dra. Lia Kretly, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Clara e desvendamos alguns mitos e verdade sobre a doação de leite materno.

Há um ritual específico para tirar o leite?

Sim! Para que o leite chegue em boas condições e nutritivo ao bebê é necessário seguir as orientações do Banco de Leite Humano.

Aqui na região, o Banco de Leite Humano do HC-UFU possui uma equipe que busca o leite materno na casa da doadora seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Basta ligar para o número (34) 3218-2666 e solicitar uma visita domiciliar.

De acordo com a médica, na maioria das mulheres, após a descida do leite (apojadura), as mamas produzem quantidade de leite além do necessário pra o recém-nascido. “Geralmente a produção de leite se ajusta às necessidades do bebê após 4-6 semanas, mas em alguns casos pode demorar mais. Enquanto a mãe estiver produzindo leite materno além do necessário para o seu bebê, ela pode doar para o Banco de Leite”, explica.

As etapas para a coleta são simples, caso você queira tirar em casa sem ajuda da equipe do Banco de Leite.

Como tirar sozinha o leite que está sobrando?

O primeiro passo é separar um frasco limpo de vidro, com boca larga e tampa de plástico.

Retire o rótulo e o papelão da parte interna da tampa. Lave-os com água e sabão. Depois, ferva-os por 15 minutos e seque sobre um pano limpo, sem colocar as mãos na parte interna do vidro.

Agora, é a sua vez! Lave as mãos, os braços (e até o cotovelo) e as mamas, e seque-os com uma toalha limpa. Cubra o cabelo com uma touca.

Nariz ou boca também devem ser cobertos com um pano ou uma fraldinha limpa. Feito isso, você pode começar!

1 – Massageie as mamas, com as pontas dos dedos, no sentido circular, em direção da aréola (parte escura) para o corpo;

2 – Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola e o polegar acima dela. Firme os dedos e empurre-os para trás em direção ao corpo;

3 – Pressione o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas.

4 – Coloque a boca do frasco na mama, debaixo da aréola e colha o leite. Enquanto isso, a tampa deve ficar sobre um pano limpo, com a abertura para cima.

Pronto! Feito isso, tampe o vidro e leve-o ao Banco de Leite, caso você for levar depois, coloque-o no freezer.

“O leite deve ser coletado após higienização das mamas e das mãos (evitar uso de sabonete no mamilo), pode ser extraído com expressão manual ou uso de ordenhadeira (as “bombinhas”) manuais ou elétricas, devidamente esterilizadas. O leite deve então ser acomodado no recipiente de vidro e levado ao freezer ou congelador. O volume mínimo pra doação é de pelo menos 150mL por semana; volume abaixo disso impossibilita a pasteurização pois fica abaixo da altura do termômetro para controlar a temperatura no processo. Se a doadora conseguir encher um frasco, é orientado não preencher até a tampa, deixando uma folga de pelo menos 1 dedo da borda do recipiente para evitar o risco do frasco estourar no congelador.”, reafirma Dra. Lia.

Assim que eu recolher o leite, terei 24 horas para doá-lo?

Mito! O prazo para doar o leite é de 10 dias, contando a partir da primeira retirada.

Por isso, é importante colocar o pote com o leite no freezer ou no congelador logo depois que tirá-lo. E não se esqueça de colocar a data e o horário na tampa para ter certeza de que a doação será dentro do “prazo de validade”.

Se eu doar o meu leite, sobrará menos para o meu bebê?

Não! O que ocorre é justamente o contrário! Pois, o organismo produz o leite na medida em que ele é demandado.

Ou seja, quanto mais a mulher amamenta ou tira o leite, mais ela o produz. Esse é o funcionamento normal do organismo: assim que a mama é esvaziada, o corpo recebe um sinal para se preparar mais.

“Algumas pacientes utilizam o hábito de ordenhar para estimular a própria produção de leite, pois as mamas produzem leite conforme a necessidade e ao esvaziar as mamas ordenhando, estimulam a produção de mais leite. Da mesma forma, quando a mama fica cheia sem esvaziamento, acumula-se o inibidor de feedback da lactação (IFL) nos alvéolos mamários e há um bloqueio reversível da produção do leite. Então o esvaziamento da mama é fundamental para a produção de leite. Dessa forma, na maioria dos casos, doar leite NÃO reduz o leite para seu bebê”, diz a obstetra.

Então não tem porquê faltar, já que, se você está amamentando e doando leite, está estimulando ainda mais o seu organismo nesse sentido.

Posso amamentar primeiro e, só depois, retirar o leite para doar?

Claro que pode! O leite doado pode ser retirado antes ou depois do aleitamento, independente do horário.

A única orientação é desprezar as primeiras gotas ou jatos de leite e, somente após, você irá coletar o leite normalmente!

“A prioridade do leite da mãe é para seu próprio bebê, logo, a mãe precisa produzir leite suficiente para o consumo do seu bebê e doar o excedente: mães de bebês que fazem uso de complemento não são boas candidatas para doação de leite”, afirma Dra. Lia Kretly.

Qualquer mulher saudável e que esteja amamentando pode doar leite?

Sim! Qualquer mulher que esteja amamentando pode ser uma doadora de leite.

E, de uma coisa você pode ter certeza: ao doar leite, você estará também doando vidas. Um pouco do seu leite ajudará bebês prematuros, que não podem ser alimentados pelas próprias mães, a se recuperarem e crescerem saudáveis.

Uma recompensa para uma doação que é, acima de tudo, um ato de amor!

Para saber mais sobre a doação de leite em Uberlândia, fale com o Banco de Leite Humano do HC-UFU pelo telefone (34) 3218-2666. Não só as mamães podem ajudar, mas qualquer pessoa pode doar frasco de vidro com tampa de plástico para o Banco de Leite e contribuir com a alimentação de vários bebês que precisam muito.

Fonte: Dra. Lia Kretly – Ginecologista e Obstetra

https://hospitalsantaclara.com.br/categorias/saude-em-destaque/