Mostra de POP Rock anima o sábado

0

Live apoia projeto #cestou e traz oito vocalistas

Era uma vez um festival… a semana dos shows sempre envolta em adrenalina, músicos ensaiando, ansiosos pelos encontros de bastidores, pelas participações, pela troca no palco. A divulgação por todo canto e o público se preparando pra sair de casa.

Há mais de um ano esse cenário só pode ser imaginado, mas, superar e se reinventar está no DNA de todo artista. Enquanto o momento de se juntar não chega, as lives seguem levando alegria pra dentro das casas e trabalho para os músicos e toda a cadeia cultural produtiva em torno deles. No sábado (15) acontece a 1ª Mostra de Pop Rock, direto de Uberlândia, para qualquer um, em qualquer lugar, com acesso a Internet.

O festival ganha ambiente virtual. A necessidade de distanciamento físico não permite mais aquela jam session no final, com todos os artistas. Geralmente, o “encontro” é um aceno de longe enquanto um chega e o outro sai do local da transmissão. E segue o baile, e solta o som!

A produção artística do show deste sábado, 21h, é Renes Valentini. Cantor uberlandense que já passou por diferentes bandas da cidade desde meados dos anos 90 e recentemente está à frente da Veneno Vivo que presta tributo a Cássia Eller, Nando Reis e Cazuza, entre outros monstros sagrados do nosso pop rock.

Para o artista, fazer um repertório com músicas que fazem parte de histórias de diferentes gerações – anos 80, 90 e 2000 – foi uma verdadeira viagem, um desafio que fez com que ele e os músicos e vocalistas da noite emergissem mais uma vez para soltar a voz, mesmo que o público esteja do outro lado da tela.

A ideia é que a pessoa se sinta, em sua casa, dentro do festival. A cada troca de vocalista uma nova leva de hits dignas de uma Back to 80´s and 90´s do London, de um barzinho com voz e violão que segue madrugada adentro. “O papel do intérprete é muito importante porque uma vez que um compositor divulga a sua música, impões seu estilo, tudo que vem depois são adaptações que ganham a identidade de cada um que vai contar aquela história em forma de canção”, disse o músico.

As vozes que vão tornar o seu final da tarde de sábado um pouco menos solitária e dar aquela sensação de um super encontro na balada são de Juliana Gomes, Diano Ilha, Neto Fog, Pablo Vieira e o nosso produtor artístico, Renes Valentini. E tem participações especiais de Hugo Barata, Ricardo Simplício e André Lopez. A banda que os acompanhará é formada por experientes músicos da cidade:  Jader Saraiva (bateria), Danilo Zoy (guitarra), José Renato (contrabaixo) Guilherme Vidal (teclados). A apresentação é da jornalista Adreana Oliveira.

Cada vocalista cantará em média cinco músicas, por isso não pode nem piscar, vale ficar ligadinho para não perder nada. No repertório clássicos de Legião Urbana, Titãs, Raimundos, O Rappa, Tianastácia, Skank, Pitty, Frejat e Barão Vermelho, entre outros. É como se o festival estivesse ali, dentro da sua sala!

Com recursos da Lei Aldir Blanc Estadual, a Mostra Pop Rock, idealizada por Carolina Miranda,  tem apoio da Viva Marketing Eventos e Cultura.

AÇÃO SOCIAL

E como um belo dueto entre Cássia Eller e Nando Reis, a Mostra de Pop Rock faz uma dobradinha com uma ação social. A live está junto com o projeto #cestou, uma iniciativa para arrecadação de comida, roupas, produtos de limpeza e higiene criada pelos bares Alfaiataria, Libertas, Bar do Parcero, Baroa e Saideira. Carolina Miranda explica que quem fizer pedidos durante a live nestes locais pode enviar doações para o projeto pelo motoboy. A ação solidária dos bares tem levado comida para famílias em vulnerabilidade social em nossa cidade.

 “OFICINA DE RITMOS”

Você já deve ter ouvido muito por aí que a bateria é o coração da banda. E em muitos dos clássicos do pop que a gente ama esses grooves marcantes viraram referência para bateristas. O baterista Cícerus Cajuzinho, também produtor e arranjador, selecionou 12 dessas músicas para uma oficina exclusiva e gratuita para a Mostra de Pop Rock,  que acontece no domingo (16). Ele vai comentar sobre cada música e vai dar dicas de como passar aquele som pra bateria.

Só para citar algumas: tem “Óculos” (Paralamas do Sucesso), “Show de Rock and Roll” (Roupa Nova), “Sonífera Ilha” (Titãs), “Toda forma de amor” (Lulu Santos) e “Partida de Futebol” (Skank).

SERVIÇO 1
O QUE: Mostra de Pop Rock
QUANDO: Sábado (15)
HORÁRIO: 21h
CANAL: www.youtube.com/mostrapoprock
ATRAÇÕES (em ordem alfabética): André Lopez, Diano Ilha, Hugo Barata, Juliana Gomes, Neto Fog, Pablo Vieira, Renes Valentini, Ricardo Simplício

 

SERVIÇO 2
O QUE: Oficina de Ritmos
QUEM: Cícerus Cajuzinho
QUANDO: Domingo (16)
HORÁRIO: 16h
CANAL: www.youtube.com/mostrapoprock